Login
Rio 2016: Em resultado histórico, Toldo chega entre os oito melhores

Rio 2016: Em resultado histórico, Toldo chega entre os oito melhores

07 de agosto de 2016

Rio 2016: Em resultado histórico, Toldo chega entre os oito melhores
Rio 2016: Em resultado histórico, Toldo chega entre os oito melhores
Guilherme Toldo, 23 anos, fez história neste domingo, 7 de agosto. Ao avançar até às quartas de final do florete masculino e terminar entre os oito melhores atletas da modalidade na Rio 2016, o esgrimista do Grêmio Náutico União (GNU) conquistou o melhor resultado da história da esgrima brasileira em Jogos Olímpicos - ao lado de Nathalie Moellhausen, italiana naturalizada brasileira que um dia antes havia chegado entre as oito melhores na pela Espada  Feminina.
Fico contente, pude jogar bem hoje, pude dar meu melhor, mas óbvio que tiro uma parte ruim disso. Chegando tão longe a gente quer sempre a medalha. Qualquer um que vem para a Olimpíada quer a medalha, não vem para passear, e eu também não. Não consegui, peço desculpas ao pessoal que deu todo o apoio. Mas também fico contente que joguei super bem, pude conquistar cada objetivo do jeito que eu queria, avançar cada fase tranquilo, sempre focado. Agora é bola para frente - afirmou Toldo, após a conquista histórica.

 

O caminho das pedras

Para chegar às quartas, Guilherme Toldo precisou vencer três adversários que estavam à sua frente no ranking mundial do florete. E foi o que ele fez, levantando a torcida presente na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico.

Na primeira fase, o gaúcho superou o austríaco Rene Pranz (número 55 do ranking) por 15x14, numa disputada partida em que Toldo chegou a abrir quatro pontos de vantagem. Na segunda fase, o gaúcho superou um dos favoritos ao ouro, o japonês Yuko Ota, atual campeão mundial e segundo do ranking. Após vencer por 15x13, passou a ser o único brasileiro na disputa.

Com o apoio da torcida, o canhoto Guilherme Toldo enfrentou o também canhoto Ka Long Cheung, de Hong Kong,  ganhando por 15x10 e carimbando o passaporte para as quartas de final, onde foi derrotado pelo italiano Daniele Garozzo, número 11 do ranking mundial e que posteriormente conquistaria a medalha de ouro. Vencido por 15x8, o esgrimista gaúcho saiu aplaudido pelo próprio adversário.

Os Jogos, porém, ainda não terminaram para Guilherme Toldo. O atleta ainda disputará as provas do Florete por Equipes, nesta sexta-feira (12).

 

Quem é Guilherme Toldo

Frequentador do GNU desde pequeno, foi com oito anos que Toldo conheceu a esgrima ao participar do Projeto Verão, ação que incentiva a prática esportiva entre as crianças durante as férias de verão. Nascido em Porto Alegre, ele está participando de sua segunda edição dos Jogos Olímpicos.

Em Londres, em 2012, chegou até a segunda fase. O atleta é medalhista pan-americano e coleciona conquistas nacionais e estaduais. Durante sua preparação para o Rio 2016, o unionista realizou treinamentos na Itália. No GNU, Pica-pau, como é conhecido, é treinado por Alexandre Teixeira, treinador da Seleção Brasileira.



Foto: Wander Roberto (COB)

> Confira a ficha técnica do atleta, com seus dados, história e principais conquistas

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.