Instagram Youtube Flickr

Rio 2016: Esgrimista Guilherme Toldo finaliza participação

Atualizado às 16h dee sexta-feira (12)

Com um resultado histórico na bagagem, terminando entre os oito melhores do mundo no florete masculino individual, o esgrimista Guilherme Toldo voltou às pistas da Arena Carioca 3 na manhã desta sexta-feira (12) para disputar o florete masculino por equipes dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrem na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

O esgrimista do Grêmio Náutico União (GNU) e os outros três colegas que compuseram o time brasileiro encararam nas quartas de final – na disputa masculina por equipes as provas começam a partir desta fase – a forte equipe da Itália, atual bicampeã olímpica.

Toldo jogou três vezes na pista azul, empatando uma e perdendo outras duas contra os fortes esgrimistas italianos. Placar final: Itália 45, Brasil 27.

Viemos com tudo, para fazer diferente, quebrar mas um tabu. Uma pena que a gente não conseguiu. Não podemos ficar satisfeitos com derrota. Queríamos a vitória. Não conseguimos, mas fizemos nosso melhor (…) É muito difícil o combate em si. Equipes é extremamente diferente do individual. A comparação é complicada de fazer. Tentei fazer de tudo, umas ações diferenciadas para tentar o toque, mas infelizmente não conseguimos – disse.

 

Disputas pelo 5º e 7º lugares

A competição, porém, não havia terminado para o unionista e seus três colegas de time. Havia a disputa pelo 5º lugar, contra a China. Toldo, agora jogando na pista vermelha, disputou novamente três partidas, mas não conseguiu encaixar seu jogo e perdeu os três embates. No placar final, vitória da China: 43 a 41.

Os brasileiros disputaram ainda o 7º lugar, contra o Egito, já no início da tarde, às 13h15, na pista amarela. Guilherme Toldo perdeu os três jogos que disputou. A equipe de florete masculino do Brasil, que estreou nesta categoria em Jogos Olímpicos, terminou em 8º.

 

Resultados

Quartas de final

Brasil 27 X 45 Itália
Guilherme Toldo 2 x 5 Giorgio Avola
Guilherme Toldo 3 x 6 Daniele Garozzo
Guilherme Toldo 5 x 5 Andrea Cassara

Disputa do 5º lugar

Brasil 41 X 43 China
Guilherme Toldo 3 x 5
Haiwei Chen
Guilherme Toldo 4 x 5 Sheng Lei
Guilherme Toldo 3 x 5 Jianfei Ma

Disputa do 7º lugar

Brasil 39 X 45 Egito
Guilherme Toldo  3 x 5 Tarek Ayad
Guilherme Toldo  2 x 5 Alaaeldin Abouelkassem
Guilherme Toldo  3 x  7 Mohamed Essam

 

Quem é Guilherme Toldo

Frequentador do GNU desde pequeno, foi com oito anos que Toldo conheceu a esgrima ao participar do Projeto Verão, ação que incentiva a prática esportiva entre as crianças durante as férias de verão. Nascido em Porto Alegre, ele está participando de sua segunda edição dos Jogos Olímpicos.

Em Londres, em 2012, chegou até a segunda fase. O atleta é medalhista pan-americano e coleciona conquistas nacionais e estaduais. Durante sua preparação para o Rio 2016, o unionista realizou treinamentos na Itália. No GNU, Pica-pau, como é conhecido, é treinado por Alexandre Teixeira, treinador da Seleção Brasileira.

 

Mais informações:

> Informações sobre o florete masculino por equipes na Rio 2016

> Conheça nossos representantes nos Jogos Olímpicos

> Veja os integrantes de nossa comissão técnica que participam da Rio 2016

> Já conhece nossa história nos Jogos Olímpicos? Descubra

> Visite a página dos Jogos Olímpicos

> Assista à websérie #gnunorio, que apresentou nossos oito atletas olímpicos

 

Foto: Pablo Righi