Instagram Youtube Flickr

Esgrimista Vanderson Chaves é convocado para os Jogos Paralímpicos

Mais um atleta unionista reforça o Time GNU no Rio de Janeiro. O esgrimista em cadeira de rodas Vanderson Chaves, da equipe GNU/Asasepode, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para participar dos Jogos Paralímpicos de 2016, que ocorrerão de 5 a 21 de setembro.

O gaúcho de 22 anos foi chamado após o remanejo das vagas anteriormente direcionadas para a equipe russa, que foi banida devido a questões de doping. Vanderson teve um bom desempenho no Regional das Américas, última seletiva para os Jogos Paralímpicos de 2016, na qual conquistou dois bronzes (Espada e Florete B). No Rio de Janeiro, o gaúcho competirá no Florete Masculino categoria B.

Além de Vanderson Chaves, outros três representantes da equipe GNU/Asasepode estarão nos Jogos Paralímpicos: Fábio Damasceno, Jovane Guissone e Mônica Santos. As provas de Esgrima em Cadeira de Rodas ocorrem entre os dias 9 e 17 de setembro.

 

Quem é Vanderson Chaves

Natural de Porto Alegre, Vanderson Chaves conheceu a esgrima ao participar de uma entrevista para uma vaga na Prefeitura Municipal quando tinha 17 anos. Ali conheceu Mauricio Stempniak, da Asasepode (Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência ), e começou a praticar esgrima. Vanderson tornou-se cadeirante quando tinha 13 anos, em um acidente por arma de fogo.

 

Foto: Anna Magagnin