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Tempo de férias

As férias escolares começaram. Enquanto para as crianças o momento é de curtir o descanso, para os pais vem a preocupação da busca de atividades ou para que os pequenos não exagerem na alimentação. Para ajudar nos cuidados, a Revista GNU conversou com a nutricionista do Clube, Marina Branco.

As férias passam a ser sinônimo de consumo de comidas nada saudáveis. Precisamos ter cuidados com esta alimentação, variando o cardápio e impondo alguns limites, como horários e combinações – afirma.

A nutricionista destaca que é importante a alimentação seguir uma rotina: “Devemos fazer pelo menos uma refeição pela manhã, almoço, lanche e janta, incluindo porções de frutas e de vegetais. As frituras, doces e alimentos ultraprocessados devem entrar apenas duas vezes na semana”, orienta Marina.

Outra atenção que se deve ter é com o consumo de água, para manter a hidratação com o excesso de calor. “Como a água acaba parecendo ‘sem graça’ para a criançada diante de sucos artificiais e de refrigerantes, uma das ideias é investir em águas saborizadas”, auxilia a profissional.

A nutricionista selecionou algumas receitinhas desse tipo de água e de uma deliciosa sobremesa para que todos aproveitem o verão de forma ainda mais saudável.

 

ÁGUA SABORIZADA

Água de limão, erva-doce e hortelã

– 1 limão-siciliano com casca, cortado em rodelas 10 folhas de hortelã fresco

– 1 talo de erva-doce, cortado em tiras 1 litro de água filltrada

Água de morango e manjericão

– 6 morangos cortados ao meio, na longitudinal 10 folhas de manjericão fresco

– 1 litro de água filltrada

Água com melancia e gengibre

– 1 fatia de melancia

– 3 rodelas de gengibre 4 cubos de gelo

– 300 ml de água com gás

 

SORVETE COM FRUTA CONGELADA

Frozen de morango

– 4 xícaras de morangos congelados 3 colheres de sopa de mel

– ½ xícara de iogurte natural

– 1 colher de sopa de suco de limão

– Bater no liquidificador todos os ingredientes

 

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