Instagram Youtube Flickr

Conheça os detalhes sobre a nova metodologia da Escola de Natação

A partir de 5 de março, quando as aulas nas escolas esportivas do Grêmio Náutico União (GNU) retornam, os alunos da natação terão uma novidade: uma das maiores escolas do Rio Grande do Sul terá uma nova metodologia. Com pedagogia diferenciada, o sistema visa atender com qualidade os alunos de diferentes idades e perfis que frequentam as aulas – atualmente, a faixa etária varia de seis meses a 90 anos.

A metodologia “Seja você um monstro da Natação” dividirá os alunos em oito níveis, separados por idade e habilidades técnicas. Cada nível, que possui como mascote um monstrinho que corresponde às técnicas que serão trabalhadas nas aulas, terá uma cor e touca específica, que será obrigatória nas aulas. Os alunos receberão a touca correspondente no início de cada nível – havendo o interesse em adquirir mais unidades para o ciclo de aulas, elas poderão ser adquiridas nas lojas esportivas.

Os alunos receberão a touca do nível que praticarão no momento da matrícula, que a partir deste ano passará a custar R$ 50. Aqueles alunos que já estão matriculados, em dia e cuja cobrança da mensalidade se dá por débito em conta, terão o valor acrescido na mensalidade de março.

 

Como serão as matrículas?

Alunos que participaram das aulas até dezembro de 2017 e que estiverem com o pagamento em dia, terão suas vagas automaticamente renovadas. A partir deste ano, a matrícula anual terá valor de R$ 50. Aqueles cuja cobrança acontece por débito em conta terão a quantia acrescida na mensalidade de março.

Já quem não paga através do débito em conta poderá saldar o valor pelo site (Área do Associado), totens de autoatendimento nas sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento, ou presencialmente nas secretarias das sedes Alto Petrópolis, Moinhos de Vento ou Petrópole Tênis Clube.

Caso você não queira efetuar a matrícula, é necessário enviar um email para secretaria@gnu.com.br ou comunicar presencialmente até o dia 25 de fevereiro, pedindo o cancelamento e evitando, assim, cobrança no mês seguinte. Vale lembrar que o cancelamento não quita débitos anteriores.

As matrículas para novos alunos iniciarão em 26 de fevereiro, às 8h30, devendo ser efetuadas presencialmente na secretarias das sedes Alto Petrópolis, Moinhos de Vento ou Petrópole Tênis Clube. As vagas serão disponibilizadas para associados e não associados (estes somente na sede Moinhos de Vento) conforme a procura. Mais informações podem ser obtidas pelo email esportiva@gnu.com.br ou pelo telefone (51) 3025 3903.

 

Saiba mais sobre os oito níveis, suas cores e mascotes:

 

Baby 1 | Cor Amarelo | Mascote: Guini

Guini

Público: Bebês de 6 a 24 meses, acompanhados de um responsável devidamente trajado para a prática.

Metodologia: Neste nível, os bebês são estimulados através de exercícios para adaptação ao meio líquido, propulsão de pernas e braços, equilíbrio, mergulhos curtos e saltos pequenos, além de incentivo à sociabilização e sobrevivência na água.

 

Baby 2 | Cor Rosa | Mascote: Fleg

Fleg

Público: Bebês de 25 a 35 meses, acompanhados de um responsável devidamente trajado para a prática.

Metodologia: Nesta fase, os bebês começam o processo de independência na água, com afastamento progressivo do responsável. As crianças são motivadas com exercícios para sobrevivência na água, estímulo ao desenvolvimento de habilidades aquáticas, propulsão de pernas e braços, flutuação, mergulhos mais profundos e saltos. O processo inclui incentivo à sociabilização e sobrevivência na água.

 

Iniciantes | Cor Laranja | Mascote: Aisha

Aisha

Público: Crianças de 3 a 5 anos.

Metodologia: Primeiro nível em que a criança entra na água sozinha, os professores mantêm os estímulos à adaptação ao meio líquido, desenvolvimento das habilidades aquáticas, flutuação e propulsão de pernas e braços. Nesta fase, de forma lúdica, as crianças têm as primeiras noções dos estilos de natação. As aulas ainda incluem estímulo a saltos, mergulhos mais profundos, ensinamento da respiração e cambalhotas na água, além do incentivo a sociabilização e sobrevivência.

 

Nível 1 | Cor Azul | Mascote: Thompee

Thompee

Público: Crianças adaptadas ou maiores de 6 anos.

Metodologia: A criança segue o desenvolvimento da adaptação do meio líquido e habilidades aquáticas, além dos movimentos de saltos e população. Nesta fase, há o aperfeiçoamento do nado crawl e saída para o nado costas.

 

Nível 2 | Cor Roxo | Mascote: Roxy

Roxy

Público: Independente da idade, turma voltada para o aperfeiçoamento do Nível 1.

Metodologia: Neste nível, continua o desenvolvimento da adaptação do meio líquido e habilidades aquáticas, com saltos da borda, mergulhos e iniciação ao nado de costas e movimentos da pernada de peito e virada do crawl e costas.

 

Nível 3 | Cor Verde | Mascote: Kroko

Kroko

Público: Indicado para crianças que já nadam os estilos Crawl e Costas.

Metodologia: O aluno passa a ter domínio de todas as etapas dos nados crawl, costas e peito, incluindo o aprendizado das viradas. Neste nível, a saída da borda passa a ser trabalhada juntamente com a iniciação ao estilo borboleta e aperfeiçoamento das habilidades aquáticas.

 

Nível 4 | Cor Vermelho | Mascote: Bider

Bider

Público: Indicado para crianças que já nadam os estilos Crawl, Costas e Peito.

Metodologia: Aperfeiçoamento dos estilos já aprendidos e execução do nado Borboleta. Neste nível, os alunos são instigados a aumentar a metragem de nado sem interrupções e a realizar testes relacionados a exercícios de competição.

 

Adulto | Cor Cinza | Mascote: Sandy

Sandy

Público: Adultos (adolescentes a partir de 12 anos, com conhecimento, também podem fazer este nível)

Metodologia: Aulas adaptadas de acordo com o nível e objetivos de cada aluno. Em geral, se trabalha a iniciação, aprendizado e aperfeiçoamento dos quatro estilos. O ensinamento pode ser individualizado ou em grupo.

 

Equipes de alto rendimento e master

Além das turmas da Escola de Natação, o Departamento possui ainda outros dois grupos: as equipes de alto rendimento e master. Veja abaixo suas características:

Alto rendimento

Alunos que se destacam na execução dos movimentos de natação são convidados a integrar as equipes de alto rendimento do GNU. Interessados em geral podem integrá-las mediante testes. O Clube possui equipes de natação competitivas nos níveis Mirim, Petiz, Infantil, Júnior e Sênior. Atualmente, o GNU ocupa o 5º lugar no Ranking Nacional de Clubes do Brasil, classificação que considera o desempenho dos atletas dos clubes em todas as categorias competitivas. Saiba mais sobre as equipes de alto rendimento.

Master

Com um treinamento diferenciado, as turmas master são voltadas para qualquer pessoa a partir dos 25 anos que tenha domínio da execução dos nados e dos movimentos em geral da natação. Os interessados são submetidos a um teste prévio para avaliação do nível de natação em que serão incluídos. Saiba mais sobre a equipe master.

 

Mais informações: esportiva@gnu.com.br ou (51) 3025 3903.