Instagram Youtube Flickr

“O GNU é um dos maiores clubes do Brasil”, afirma Lars Grael em entrevista

O velejador e duas vezes medalhista olímpico Lars Grael visitou em janeiro as sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União. Lars, que hoje desempenha as funções de Superintendente de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foi recebido pelo presidente, José Naja Neme da Silva, e pelo vice-presidente de Esportes, Paulo Prado.

Ele percorreu diversos espaços do Clube, acompanhou atividades do Projeto Verão, visitou o Complexo Aquático Newton Silveira Netto, e fez questão de conversar com atletas e pequenos unionistas. Na sede Moinhos de Vento, observou o andamento dos trabalhos de instalação dos novos pisos nos ginásios, que estavam em fase final à época e tiveram recursos obtidos por edital do CBC.

A Revista GNU fez uma breve entrevista com o medalhista olímpico: 

GNU: Você já conhecia as instalações do Grêmio Náutico União?

Lars Grael: Eu havia visitado somente a sede da Ilha do Pavão, para conhecer as instalações do Remo, mas isso há bastante tempo, ainda quando era Secretário Nacional do Esporte, em 2002. As sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento, não conhecia. Fui muito bem recebido, estou lisonjeado. O Grêmio Náutico União é um dos maiores clubes do Brasil.

Qual o papel dos clubes no desenvolvimento do esporte?

A prática esportiva, no país, começou fundamentalmente a partir de clubes, eles possuem uma tradição muito forte. Muitos, inclusive, na formação de atletas em nível internacional. Exemplo disto é que, nas últimas três olimpíadas, 80% do contingente de atletas olímpicos brasileiro foi de representantes de clubes. Isto mostra que, sem demérito as demais fontes de formação de atletas, os clubes representam a matriz do esporte nacional.

Como o União se insere neste contexto?

O Grêmio Náutico União é um clube de particular relevância para o esporte brasileiro, um grande protagonista na política esportiva. É um clube fundador e um dos principais parceiros do CBC. E que vem alcançando resultados que impressionam.