Instagram Youtube Flickr

Clube recebe exposição sobre os 160 anos da ABE 1858 nesta quarta-feira

Entre os dias 4 e 20 de abril, o Grêmio Náutico União recebe a exposição itinerante “Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”, realizada pela Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858) – mantenedora do Colégio Farroupilha -, que completou 160 anos em 21 de março.

Em homenagem ao passado comum das duas instituições, a mostra passará pelo GNU, pois foi um grupo de seis estudantes do Colégio Farroupilha, à época Knabenschule (Escola de Meninos), que fundou o Clube, em 1906. A fundação do Freundschaft (Sociedade de Regatas Amizade), nome que persistiu no Grêmio Náutico União até 1927, se deu para cobrir uma lacuna existente na época: nenhum clube aceitava como sócios meninos com a faixa etária dos estudantes.

Além de abordar a trajetória da ABE 1858, a mostra leva aos visitantes aspectos da história da educação e do Rio Grande do Sul, desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre a partir da criação de instituições como o GNU e o Hospital Moinhos de Vento.

A exposição, lançada no Colégio Farroupilha em 21 de março, percorrerá pela capital gaúcha até o mês de novembro. No GNU, o vernissage com coquetel para o público em geral ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 4 de abril, às 20h, no Salão Nobre na sede Alto Petrópolis. A mostra ficará em evidência na Galeria de Artes até o dia 20 do mês. A entrada é gratuita.

 

Fotos: Manoela Scroferneker