Login
Grêmio Náutico União participa do World Clean Up Day

Grêmio Náutico União participa do World Clean Up Day

27 de setembro de 2018

Grêmio Náutico União participa do World Clean Up Day
Grêmio Náutico União participa do World Clean Up Day
Grupo Escoteiro Guia Lopes, orientado por uma das organizadoras do evento, promoverá um mutirão de limpeza na Ilha do Pavão e depois se unirá aos demais participantes nas ações previstas para sábado (15) em Porto Alegre. Associados também estão convidados a se envolver

 

No próximo dia 06 de outubro (sábado), pessoas, entidades e organizações ao redor do planeta se unirão para promover um dia de conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, lutando por cidades, rios e mares limpos. E o Grêmio Náutico União (GNU) está entre os participantes.

O Clube é um dos integrantes do World Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que tem diversas ações previstas em Porto Alegre, como limpeza na orla e nas águas do Guaíba, palestras e oficinas infantis.

O GNU participará através do Grupo Escoteiro Guia Lopes, que, orientado por uma das organizadoras do evento, promoverá um mutirão de limpeza da Ilha do Pavão e depois se unirá aos demais participantes nas outras ações previstas para sábado. Associados também estão convidados a participar.

 

Ações previstas

Porto Alegre terá as seguintes ações:

- Ação de limpeza nas águas e na orla do Guaíba, com participação de clubes náuticos da Capital, a partir das 15h

- Ploggings (corridas de rua conscientes onde corredores saem munidos de luvas e sacos, recolhendo resíduos deixados pelo caminho e levando os mesmos para correto descarte junto à cooperativas), a partir das 8h

- Palestras e oficinas infantis, a partir das 11h30

- Campanha de coleta de resíduos em condomínios, estabelecimentos e centros educacionais

 

Como a ação chegou a Porto Alegre

O Impacta o Mundo, projeto de curadoria e produção de conteúdos para sustentabilidade, fundado pela gaúcha Aline Néglia, trouxe o movimento para Porto Alegre.

Uniu-se à ela Cinthia Bordini,representante do Greenpeace na cidade, e a engenheira Ligia Miranda,diretora da ONG Toda Vida.  Aproximadamente 30 voluntários uniram-se à este time para atuar na organização das iniciativas.

No total, 20 cidades gaúchas participarão. No Brasil, serão 268 municípios. No mundo, 150 países.

 

Números

1.3 bilhões de toneladas de lixo são geradas por ano no mundo

20% deste montante, apenas, é direcionado para reciclagem

400 milhões (31%), somente, são direcionados para aterros

 8 milhões de toneladas de lixo são jogados anualmente nos oceanos, equivalente a mais de 112 aviões Boeings 737

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.