Instagram Youtube Flickr

Jogos Olímpicos da Juventude: Eduarda Vaz conquista 1ª medalha individual

A judoca do Grêmio Náutico União (GNU) Eduarda Vaz Rosa conquistou nesta terça (09), a medalha de bronze na categoria Meio Pesado Feminino, até 78kg. Esta foi a primeira conquista de um atleta do GNU numa prova individual e a primeira conquista do judô gaúcho na competição, considerada a competição mais importante depois dos Jogos Olímpicos.

Eu queria agradecer todo mundo que torceu, que apoiou junto comigo, que essa medalha é nossa – disse a atleta, emocionada.

Na disputa das semifinais, a unionista chegou a estar vantagem contra a adversária da Alemanha por dois shidôs, mas acabou derrotada. Na disputa do bronze, uma luta considerada pelo treinador Leandro Freire como “bastante difícil”, a gaúcha superou a adversária do Equador.

Esta foi a segunda medalha do Brasil na competição, novamente com contribuição unionista. No domingo (07), o nadador Lucas Peixoto conquistou a medalha de prata no Revezamento 4x100m Livre Misto. A competição vai até o dia 18. Confira a programação das provas dos atletas do clube:

Quarta (10): Eduarda Vaz Rosa, prova por equipes, e Lucas Peixoto 100m Livre
Sexta (12): Lucas Peixoto 50m Livre

 

Quem é Eduarda Vaz?

Com 17 anos anos, é a atual número 1 do Ranking Mundial Juvenil na categoria até 70kg. Duda, como é chamada pelos amigos e familiares, começou a treinar no GNU com nove anos de idade – antes praticava o esporte em Canoas, onde nasceu, desde os seis anos.

Em 2018, a unionista foi destaque no Circuito Mundial Sub-18 ao conquistar o ouro no Campeonato Pan-Americano Juvenil, na Copa Europeia Juvenil de Teplice (República Tcheca) e na Gymnasíade, as Olimpíadas Escolares, além de duas pratas nas Copas Européias de Bielsko Biala (Polônia) e Zagreb (Croácia).

 

Convênio

O GNU em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) investe na formação de seus atletas através de recursos descentralizados da nova Lei Pelé.

Foto: Divulgação



Tags