Instagram Youtube Flickr

Nova sala de esgrima é inaugurada

A nova Sala D’Armas de Esgrima do Grêmio Náutico União (GNU) foi inaugurada oficialmente nessa terça-feira (26), em cerimônia que contou com a presença da diretoria, autoridades, de atletas, treinadores, gestores e personalidades esportivas. O espaço, um dos mais modernos e equipados da América Latina, é o único no Brasil a integrar praticantes olímpicos e paraolímpicos no mesmo local.

O presidente unionista Francisco Miguel Schmidt saudou os atletas e lembrou a importância do espaço, após inaugurar a sala com um toque – principal forma de marcação de ponto na esgrima:

O nosso objetivo é a formação e o desenvolvimento do esporte, por isso buscamos investimentos de ponta como esse para todos os esportes. Estamos vislumbrando um grande centro de treinamento

O presidente também lembrou os desafios enfrentados:

Se no passado tivemos grandes conquistas, hoje temos que tecer homenagens aos esgrimistas que souberam honrar o Grêmio Náutico União em competições nacionais, internacionais, olímpicas e paraolímpicas desde 1992

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima e diretor do departamento de Esgrima do GNU, Ricardo Machado, destacou a qualidade da infraestrutura do local:

A nossa nova sala é uma das maiores e melhores da América Latina e para ela está reservado um grande potencial de crescimento”, destacou Na ocasião, Machado anunciou acordos de intercâmbio com outras federações. “ Já acordamos um programa de intercâmbio com as federações da França e Itália, visando, cada vez mais o aperfeiçoamento de nossos atletas

O presidente, juntamente com Ricardo Machado e o vice-presidente de Esportes Paulo Prado, descerrou a placa de inauguração da Sala D’Armas. A cerimônia contou com a presença de muitos atletas do departamento, como os esgrimistas Guilherme Toldo (2012), João Souza (2008) e os ex-atletas Luciano Finardi e Ricardo Menalda, que participaram das Olímpiadas de 1992, além da equipa paraolímpica e das promessas Gabriela Cecchini e Pedro Marostega, que participaram das Olímpiadas da Juventude (2014).

Para o esgrimista Jovane Guissone, que no último final de semana foi bronze na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas na prova de Espada categoria B e 2º lugar no ranking internacional em sua cadeira de rodas, considera essa integração importante para o treinamento:

Em Porto Alegre há dois locais para a prática paraolímpica, mas faço questão de vir aqui, porque o treino com os atletas olímpicos me auxilia a obter um ritmo mais forte

Participaram também da cerimônia o secretário municipal de Esportes, Edgar Meurer, o presidente da Fundergs, Cassia Carpes, o presidente da Federação Rio Grandense de Esgrima, Silvio Sampaio, o coordenador do programa Bolsa Atleta, do Governo Federal e ex-ginasta olímpico Mosiah Rodrigues, o presidente da Asasepode, Guacir De Llano Bueno, a presidente do Conselho Regional de Educação Física do RS ( CREF), Carmen Masson.

Escolinha

As aulas de esgrima são abertas para associados e não associados, a partir de seis anos, sem restrição de gênero e idade. As aulas ocorrem de segunda à quinta-feira, na sede Moinhos de Vento.

 

Convênio CBC

A participação do GNU na competição teve o apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), através do convênio 032, que direciona investimentos para custeio dos atletas em formação em competições dentro do território nacional.

Convênio Ministério do Esporte

A parceria com o Ministério do Esporte direciona investimentos para a aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para os atletas de Alto Rendimento, promovendo a modernização da infraestrutura esportiva no Clube.

Logo - CBC [final]Ministério do Esporte - Novo logo - Governo interino

Fotos: Mariana Fontoura



Skip to content