Instagram Youtube Flickr

Equipe GNU/Asasepode conquista 19 medalhas na Copa Brasil

Os atletas unionistas conquistaram 19 medalhas em dez provas na 2ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, segunda competição nacional do ano na categoria. Realizada de sexta (12) a domingo ( 14) , no Ginásio da Sociedade Esportiva Thalia, em Curitiba, a competição contou com a participação de 42 atletas de todo o país.

Coordenada pelo treinador Eduardo Nunes, a equipe formada pelo Grêmio Náutico União (GNU) e Asasepode (Associação dos servidores de Segurança Pública do Estado do RS) faturou sete medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze. Entre as conquistas do grupo estão a prova de Espada Masculino em equipe. Representando o Rio Grande do Sul o grupo da GNU/Asasepode, integrada por Jovane Guissone Maurício Stempniak, Fabio Damasceno e Vanderson Chaves,  venceu a equipe do Paraná por 45×41. Já no feminino, as atletas Mônica Santos e Rudineia Manica formaram uma equipe mista com Minas Gerais e ficaram com a prata na prova.

Em três dias de competições, Jovane Guissone venceu quatro provas individuais, outro esportista gaúcho, Lucas Freitas venceu uma prova e conquistou uma medalha de bronze. Já Vanderson Chaves levou uma prata e Fábio Damasceno conquistou dois bronzes. Mauricio Stempniak ganhou duas medalhas de bronze e Airton Pinto conquistou uma de bronze. No feminino, Mônica Santos conquistou um ouro e Rudineia Manica ganhou duas medalhas, prata e bronze.

O grupo ainda tem outra importante competição nacional que é o Campeonato Brasileiro, em setembro. A somatória de pontos das três competições resultará no ranking nacional, que define a Seleção Brasileira para a próxima temporada. A nível internacional, o grupo unionista, em parceria com a Asasepode, também se prepara para a Copa do Mundo de Varsóvia,  na Polônia, que ocorrerá de 09 a 13 de julho e para o Mundial, em Eger, na Hungria, que ocorrerá de 17 a 24 de setembro. O Mundial  distribuirá, de forma direta, vagas para os Jogos Paralímpicos em 2016. Por ser o país-sede do evento, o Brasil tem, automaticamente, o direito de levar o esgrimista mais bem posicionado no ranking mundial no masculino e no feminino. Mas a delegação pode aumentar ainda mais caso o atleta atenda a um dos outros critérios de classificação. Atualmente, Jovane Guissone é o segundo no ranking internacional de Espada Categoria B.

 

Convênio CBC

A participação do GNU na competição teve o apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), através do convênio 032, que direciona investimentos para custeio dos atletas em formação em competições dentro do território nacional.

Convênio Ministério do Esporte

A parceria com o Ministério do Esporte direciona investimentos para a aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para os atletas de Alto Rendimento, promovendo a modernização da infraestrutura esportiva no Clube.

Logo - CBC [final]Ministério do Esporte - Novo logo - Governo interino

Fotos: Comitê Paralímpico Brasileiro



Skip to content