Instagram Youtube Flickr

Do Projeto Verão às Olimpíadas, atleta relembra começo na esgrima

Às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2016, Gabriela Cecchini, uma das atletas que almeja estar representando o Brasil na maior competição esportiva do planeta, voltou às suas origens. A esgrimista do Grêmio Náutico União (GNU) participou nesta segunda-feira (11) das aulas do Projeto Verão 2016.

Segunda atleta brasileira na história a ganhar uma medalha num campeonato mundial (Mundial Cadete, Croácia 2013), Cecchini é atualmente a segunda no ranking nacional do Florete Feminino. Hoje, com 18 anos, a atleta lembra que foi numa edição do Projeto Verão que ela descobriu e se apaixonou pelo esporte.

Eu tinha seis anos e participei do Projeto Verão, ali conheci a esgrima, que até então nunca tinha ouvido falar. Gostei, comecei a frequentar as aulas e estou aqui até hoje (…) É muito bom ver crianças se interessando pelo esporte e são em espaços como esse que podemos divulgar a esgrima, de forma divertida – afirma.

A unionista integra um grupo seleto de atletas, bolsistas do Programa Solidariedade, promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) – escolha feita através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) –, que beneficia 15 jovens atletas brasileiros.

Entre os dias 15 e 16 de janeiro, Gabriela compete na Copa do Mundo de Florete Feminino, etapa Gdansk (Polônia), competição que conta pontos para classificação aos Jogos do Rio de Janeiro.

É bom antes de uma competição receber esse apoio das crianças, algumas me abordaram no final da aula e falaram que vão torcer por mim e como gostaram de me ver jogando.

 

Projeto Verão 2016

Tradicional, o Projeto Verão do GNU incentiva a prática de esportes e recreação para crianças de 5 a 12 anos no mês de janeiro. Nas tardes de segunda a sexta-feira, os participantes brincam e têm aulas de modalidades esportivas ofertadas pelo Clube.

Além disso, as crianças recebem, também, aulas do Programa Salva Vidas Mirim, promovidas pelo Corpo de Bombeiros. Nesta segunda, as turmas de 5 e 6 anos receberão noções e ensinamentos de como evitar afogamentos em praias, piscinas e água doce.

O Projeto Verão é uma ação promovida pelo Grêmio Náutico União e tem o apoio da Fruki/Água de Pedra.

 

Fotos: Anna Magagnin