Instagram Youtube Flickr

Projeto Salva-Vidas Mirim orienta e conscientiza as crianças do Projeto Verão

Quem acompanha os pequenos inscritos no Projeto Verão 2016 do Grêmio Náutico União (GNU) sabe que a piscina está entre as atividades favoritas.

Eles seguem movimentando com muita diversão as dependências da sede Altas Petrópolis, mas nas duas últimas segundas-feiras, os esportes foram deixados um pouco de lado para falar sobre uma questão muito importante, em especial nesta época do ano: os perigos e cuidados na água.

Pelo segundo ano consecutivo, o GNU realizou, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS), o Projeto Salva-Vidas Mirim, na piscina lago da sede Alto Petrópolis. Palestras e orientações ensinam às nove turmas do Projeto quais são os comportamentos e principais cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar, piscina, rio, entre outros.

O Coordenador do Projeto Salva-Vidas Mirim, Tenente Menezes, explica que as crianças são orientadas desde o momento da chegada à praia até o primeiro contato com o salva-vidas. “Melhor multiplicadores do que eles não têm. Muitas das coisas que ouvimos como adultos, esquecemos. As crianças não, elas se lembram de tudo e vão repassar os conhecimentos aos familiares e amigos”, acredita.

Sob os comandos do Soldado Fabra e do Sargento Ramires, as crianças aprenderam o significado das cores das bandeiras na beira da praia, as movimentações do mar, situações de emergência, importância do uso de coletes e comportamentos dentro da água. Segundo Menezes, desde o início do Projeto, em 2002, o número de crianças perdidas na beira da praia, assim como os afogamentos, diminuiu consideravelmente.

Ao final de cada aula, a garotada participa da simulação de salvamento na água, feita com o auxílio dos bombeiros. Esse é o momento onde elas participam e se envolvem com os ensinamentos passados anteriormente. A ideia é formar jovens prontos para enfrentar as diversas situações possíveis. As próximas palestras serão realizadas durante o dia 25 de janeiro, a partir das 14h.

O Projeto Verão é uma ação promovida pelo Grêmio Náutico União e tem o apoio da Fruki/Água de Pedra.

Fotos: Dienifer Adam



Skip to content