Instagram Youtube Flickr

Quatro unionistas se destacam na corrida olímpica

Após a histórica classificação por equipe, é hora de definir os atletas que representarão o Brasil nos sonhados Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E a primeira etapa do Circuito Nacional é um degrau importante nesta corrida olímpica. No Torneio Nacional de São Paulo, realizado neste final de semana ( 20 e 21), no Sesc Pompeia, na Capital Paulista, nossos esgrimistas mostraram porque o GNU é uma das referências do esporte no Brasil. Guilherme Toldo pode ganhar a companhia de até mais dois unionistas na próxima Olímpiada.

Guilherme Toldo consolidou sua liderança no ranking nacional ao conquistar o título no Florete Masculino. Os três primeiros do ranking nacional vão integrar a equipe do país, na prova coletiva e individual. O quarto colocado participará como reserva. Com o título, Toldo ocupa a primeira posição com larga distância do segundo colocado, o que confirma sua participação na Olímpiada na prova por equipe e individual.

E outra atleta unionista vem carimbando sua participação nos Jogos do Rio. Gabriela Cecchini, com apenas 18  anos – idade considerada jovem para a esgrima – conquistou o vice-campeonato na competição e garantiu a primeira posição no ranking e a possibilidade de disputar o Campeonato Pré-Olímpico, na Costa Rica. Se ela ficar entre os dois primeiros na competição, no Florete Feminino, estará classificada para disputar sua primeira Olímpiada. Na categoria juvenil, a atleta foi a melhor da competição. Entre esgrimistas juvenis, Cecchini aparece no top dez a nível mundial.

No Florete Masculino, dois unionistas aparecem na disputa pelas últimas vagas. Marco Xavier foi o quarto colocado na competição e João Souza – que já disputou uma Olímpiada – foi o quinto. Com os resultados, eles aparecem, respectivamente, em quarto e sexto no ranking nacional. No Florete Feminino, a atleta Giovana Bonetti, com 16 anos, foi a melhor esgrimista da categoria cadete da competição.

Para conquista dos pontos no ranking nacional, só há mais uma competição, tanto no Feminino quanto no Masculino. Já para pontuação no ranking internacional, nossos atletas marcarão presenta em duas provas, o Grand Prix de Havana, que ocorre dia 11 de março, e na prova final, a ser realizada em maio ( 16 e 17), em Xangai.

 

Ranking Nacional

Florete Masculino

1º Guilherme Toldo – 540 pontos *

4º Marco Xavier – 332 pontos

6º João Souza – 324 pontos

*Toldo já está classificado, pois o segundo colocado tem 432 e o terceiro tem 416.

Florete Feminino

1ª Gabriela Cecchini – 432 pontos

*Somente a primeira colocada após o Torneio de SP possui o direito de disputar o Pré-Olímpico na Costa Rica.

Fotos: Divulgação

 



Skip to content