Instagram Youtube Flickr

Novidades no Curso de Gastronomia do União D’Elas 2016

Em seu oitavo ano de atividades, a Confraria gastronômica União D’Elas, formada para atender especialmente os interesses do público feminino na cozinha, promoveu algumas mudanças no cronograma de aulas com base nas pesquisas realizadas na edição do último ano. Entre as novidades, uma das 15 aulas será dedicada à culinária funcional. Considerada uma “prima” da culinária vegana, a funcional prepara receitas com ingredientes saudáveis mas com a presença de gordura animal. Recente no país, os adeptos à culinária funcional são unânimes em reforçar o bem-estar e disposição que possuem no seu dia a dia após iniciaram uma dieta funcional.

Para ministrar essa aula, a Confraria convocou a Chef Betina de Oliveira. A profissional vai ensinar a preparar um cardápio completo com receitas práticas e criativas para o dia a dia, incluindo opções que já são usuais, mas que na substituição de ingredientes mantém sua essência mas ganham pontos no quesito saúde.

Betina morou durante 11 anos em Londres, onde iniciou sua formação gastronômica, que inclui a famosa Le Cordon Bleu. Em seus 16 anos de atividades, pode se orgulhar em ter tido dois clientes superstar da música mundial. Logo no início, Madonna era assídua frequentadora do Daphne’s, tradicional restaurante londrino que alia a culinária italiana e vegana, onde as saladas, preparadas por Betina, não faltam em seus pedidos. E na despedida da capital inglesa, quando trabalhava no Abbey Road Studios, Paul McCartney era presença frequente na cozinha, para elogiar os pratos preparados pela chef.

Mas foram as experiências pessoais que a aproximaram do estudo da culinária funcional. “Desde o nascimento da Rafa (hoje com 4 anos) já apresentava complicações vinculadas à alimentação. Após muitas experiências com alimentos, ela foi diagnosticada alérgica à proteína do leite”, lembra a chef. A partir daí, ela iniciou a pesquisa para encontrar alternativas. Foi então que teve contato com a culinária funcional e percebeu que já a praticava desde o início da sua experiência profissional. “Era tão normal em Londres identificar os ingredientes que faziam a composição dos pratos, que não percebia que existia uma razão ligada à saúde também”, justifica Betina. Na sua cozinha não faltam tapioca, grão de bico, abobrinha, tomate, ágave e chocolate sem lactose, ingredientes que a permitem ter sempre um cardápio funcional à disposição.

 

O CURSO

O Curso de Gastronomia D’Elas 2016 abre suas inscrições no dia 1º de março e inicia as aulas dia 07 de abril. O cronograma possui 15 encontros, com aulas às quintas-feiras à noite, no Centro Gastronômico do Grêmio Náutico União. Aulas de cortes de legumes, caldos, consomes, churrasco, risoto, massas, aves, carnes, quiches, tortas, frutos do mar, feijoada light, saladas, terrine, sobremesas, finger food e paella serão ministradas por chefs renomados, como Andréa Schein, Grazia Torgan, Mauro Souza, Clarice Schwartzmam, Michel Vallandro e Betina de Oliveira. O auge do curso é a formatura, marcada para o dia 7 de outubro. Na ocasião, as formandas dividem-se para oferecer aos mais de 600 convidados, entre familiares e amigos, mais de dez pratos elaborados na hora por elas. Informações pelo telefone (51) 3025-3822 ou pelo uniaodelas@gnu.com.br

Clientes Zaffari Card e Bourbon Card têm 10% de desconto no valor da inscrição.

Patrocínio: Zaffari Card e Bourbon Card



Skip to content