Instagram Youtube Flickr

Unionistas conquistam vaga olímpica inédita na esgrima

O Brasil está classificado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro na categoria Florete Masculino por equipe. A conquista se deu através do ranking internacional após a disputa da Copa do Mundo de Bonn, na Alemanha, neste domingo (07). O esgrimista do Grêmio Náutico União Guilherme Toldo e o técnico Alexandre Teixeira integram a comitiva que conquistou a vaga.

Foi a primeira vez que o Brasil conquistou o direito de participar dos Jogos Olímpicos pela modalidade através do ranking mundial. E foi no detalhe que a vaga foi conquistada. O Brasil ficou em 13º lugar na competição e com o resultado ficou empatado por pontos com o Canadá. Porém, nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, a equipe brasileira ficou em segundo lugar e os canadenses em terceiro, critério que deu ao Brasil a vaga olímpica.

“É um grande prazer estar aqui e vivenciar o dia mais tenso de todo o ciclo. Tenho que parabenizar os atletas que jogaram hoje, e os atletas que jogaram na equipe durante esta temporada, somando pontos importantes para que, no final, alcançassem o objetivo”, destacou o técnico Teixeira.

Provas Individuais

Guilherme Toldo ainda pode disputar os Jogos do Rio de Janeiro no individual. Atualmente ele está em 48º no ranking internacional e o Brasil pode levar até oito esgrimistas ( em todas as armas, masculino e feminino) por ser o país sede.  Na competição realizada na Alemanha ele ficou na posição 138 entre 218 esgrimistas. Outro atleta do GNU na disputa Marco Xavier terminou a Copa de Bonn na posição 161. No ranking Marco está no 275 lugar.

Foto: Divulgação



Skip to content