Instagram Youtube Flickr

GNU prevê delegação recorde nos Jogos Olímpicos de 2016

A 100 dias do começo dos Jogos Olímpicos, o  Grêmio Náutico União (GNU) está na expectativa de enviar uma delegação recorde para a inédita edição na América Latina. Em 110 anos de existência e com representantes nas Olimpíadas desde a edição de 1960, o Clube pode levar um número histórico de atletas, técnicos e profissionais em geral, como médicos e fisioterapeutas.

A expectativa é de levar entre sete a onze atletas. Em 2016, o Clube poderá ter, pela primeira vez, uma atleta na Ginástica Rítmica. Na Natação, quebrará também um tabu ao levar dois esportistas, possibilidade também existente na Esgrima.

Até o momento, três atletas olímpicos já estão confirmados: os remadores Willian Giaretton e Xavier Maggi e a nadadora Graciele Herrmann e o esgrimista Guilherme Toldo. Mais três atletas olímpicos devem ter sua participação oficializada nas próximas semanas, que são André Pereira (Natação) Eliane Sampaio (Ginástica Rítmica). E pelo menos outros dois estão na disputa pelas vagas.

Na Paralimpíada, o esgrimista Jovane Guissone está confirmado e outros três atletas ainda postulam uma vaga na competição.

 

Os confirmados

Remo | Willian Giaretton e Xavier Maggi

Os remadores unionistas conquistaram a classificação ao vencer a disputa da Regata Qualificatória Continental, no final de março. Os atletas serão os representantes do Brasil no barco Double Skiff Leve. Veja como foi a classificação.

Natação | Graciele Herrmann

A nadadora do GNU é uma das representantes brasileiras nos 50m Livre. A atleta garantiu o índice e um dos dois melhores tempos nas seletivas disputadas em dezembro e abril deste ano. Saiba mais sobre a sua classificação.

Esgrima em cadeira de rodas | Jovane Guissone

Campeão paralímpico em Londres, o atleta conquistou a vaga da disputa na Espada B. Restando ainda duas competições para o fechamento do ranking de classificação, Jovane é o segundo colocado, logo atrás do campeão mundial – cuja vaga está automaticamente garantida pelo título -, não podendo, assim, mais ser superado por nenhum postulante. O esgrimista ainda busca uma vaga no Florete B.

Esgrima | Guilherme Toldo

O atleta lidera o ranking nacional da modalidade. Como o Brasil já está classificado no Florete por equipe e tem direito de levar esgrimistas por ser o país sede, o atleta representará o país tanto nas provas do Florete por equipe quanto individual. Veja como o atleta se credenciou para a disputa.

Os quase confirmados

 

Natação | André Pereira

Com o quarto melhor tempo nos 200m Livre, o atleta integrará a equipe brasileira de Revezamento 4x200m. A vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos será confirmada no final de maio, já que o país busca uma das quatro vagas de repescagem. O Brasil lidera com folga a disputa na repescagem. Confira como foi a classificação do atleta.

Ginástica Rítmica | Eliane Sampaio

A ginasta treina com a Seleção Brasileira desde dezembro, tendo sido cotada em muitos momentos como capitã. O País já está classificado para a prova na Seleção de Conjuntos e cinco ginastas representarão a equipe brasileira. A convocação oficial se dá nas próximas semanas, mas a unionista tem estado presente nas principais competições da Seleção de Conjuntos nos últimos cinco meses.

 

Os que ainda estão na disputa

Esgrima em Cadeira de Rodas

Cinco unionistas estão na disputa pelas vagas restantes. Mônica Santos, Vanderson Chaves e Fábio Damasceno competirão no Regional das Américas ( 26 a 29 de maio) cujo título de campeão dá direito a participar da disputa. Em 2015, a atleta Mônica Santos venceu a disputa no Espada A.

Judô Paralímpico

Luiza Oliano poderá ser convocada como reserva na categoria até 48 kg.

 

Convênios CBC

A parceria com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) direciona investimentos para participação em competições, aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para os atletas em formação, através de três convênios firmados (07, 32 e 55).

Convênio Ministério do Esporte

A parceria com o Ministério do Esporte direciona investimentos para a aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para os atletas de Alto Rendimento, que garantiram a modernização da infraestrutura esportiva no Clube.

 

Logo - Ministério do Esporte [final]Logo - CBC [final]


Skip to content