Instagram Youtube Flickr

Desassoreamento inicia na raia de remo da sede Ilha do Pavão

Há exatos 110 anos nascia o Grêmio Náutico União (GNU), fruto do desejo de praticar remo por parte de seis jovens. Nesta sexta-feira (1º), na data de aniversário do Clube, o governador José Ivo Sartori deu início a uma obra aguardada há 30 anos e que qualifica, ainda mais, a estrutura do Centro de Treinamento de Remo do GNU. A modernização foi possível graças a uma parceria do Clube com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

A Ilha do Pavão, palco de treinamento de remadores unionistas, da Seleção Brasileira e de delegações estrangeiras, além de sediar competições, passará por um processo de desassoreamento da raia de remo do Delta do Rio Jacuí. Uma obra complexa, mas motivada pelo passar dos anos e pela necessidade de modernizar o espaço para um treinamento adequado.

Em uma data extremamente importante, não poderíamos ter noticia melhor para comemorar, pois este ato é de um simbolismo enorme para o Clube. Se hoje muitas delegações como a Austrália, Rússia, Argentina e Paraguai, além da própria Seleção Brasileira, se utilizam deste espaço para treinamento, creio que muitas outras virão – afirmou o presidente Francisco Schmidt.

O GNU tem uma história longa, bonita e muita representativa na comunidade gaúcha. Mandela pregava que o esporte une a todos e foi com essa filosofia que conseguiu, mesmo diante de todas as dificuldades, humanizar e unir seu povo. Acredito que é possível construir soluções que às vezes parecem singelas, mas que tem uma resposta muito positiva para toda a sociedade, especialmente para todos os esportistas – explanou o governador.

Na ocasião, a equipe de remo unionista fez uma demonstração com um barco de Oito Com e os atletas classificados para os Jogos Olímpicos de 2016, Willian Giaretton e Xavier Maggi, assim como o técnico Marcello Varriale, entregaram lembranças do Clube para a comitiva do governador. Participaram da cerimônia o vice-presidente José Naja Neme da Silva, o vice-presidente de esportes Paulo Prado, demais integrantes da diretoria, conselheiros e ex-presidentes.

 

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini



Tags

Skip to content