Login
Rio 2016: Esgrimista Guilherme Toldo finaliza participação

Rio 2016: Esgrimista Guilherme Toldo finaliza participação

12 de agosto de 2016

Rio 2016: Esgrimista Guilherme Toldo finaliza participação
Rio 2016: Esgrimista Guilherme Toldo finaliza participação
Atualizado às 16h dee sexta-feira (12)

Com um resultado histórico na bagagem, terminando entre os oito melhores do mundo no florete masculino individual, o esgrimista Guilherme Toldo voltou às pistas da Arena Carioca 3 na manhã desta sexta-feira (12) para disputar o florete masculino por equipes dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrem na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

O esgrimista do Grêmio Náutico União (GNU) e os outros três colegas que compuseram o time brasileiro encararam nas quartas de final - na disputa masculina por equipes as provas começam a partir desta fase - a forte equipe da Itália, atual bicampeã olímpica.

Toldo jogou três vezes na pista azul, empatando uma e perdendo outras duas contra os fortes esgrimistas italianos. Placar final: Itália 45, Brasil 27.
Viemos com tudo, para fazer diferente, quebrar mas um tabu. Uma pena que a gente não conseguiu. Não podemos ficar satisfeitos com derrota. Queríamos a vitória. Não conseguimos, mas fizemos nosso melhor (...) É muito difícil o combate em si. Equipes é extremamente diferente do individual. A comparação é complicada de fazer. Tentei fazer de tudo, umas ações diferenciadas para tentar o toque, mas infelizmente não conseguimos - disse.

 

Disputas pelo 5º e 7º lugares

A competição, porém, não havia terminado para o unionista e seus três colegas de time. Havia a disputa pelo 5º lugar, contra a China. Toldo, agora jogando na pista vermelha, disputou novamente três partidas, mas não conseguiu encaixar seu jogo e perdeu os três embates. No placar final, vitória da China: 43 a 41.

Os brasileiros disputaram ainda o 7º lugar, contra o Egito, já no início da tarde, às 13h15, na pista amarela. Guilherme Toldo perdeu os três jogos que disputou. A equipe de florete masculino do Brasil, que estreou nesta categoria em Jogos Olímpicos, terminou em 8º.

 

Resultados

Quartas de final































Brasil27X45Itália
Guilherme Toldo2x5Giorgio Avola
Guilherme Toldo3x6Daniele Garozzo
Guilherme Toldo5x5Andrea Cassara

Disputa do 5º lugar































Brasil41X43China
Guilherme Toldo3x5






Haiwei Chen

Guilherme Toldo4x5Sheng Lei
Guilherme Toldo3x5Jianfei Ma

Disputa do 7º lugar































Brasil39X45Egito
Guilherme Toldo 3x5Tarek Ayad
Guilherme Toldo 2x5Alaaeldin Abouelkassem
Guilherme Toldo 3x 7Mohamed Essam

 

Quem é Guilherme Toldo

Frequentador do GNU desde pequeno, foi com oito anos que Toldo conheceu a esgrima ao participar do Projeto Verão, ação que incentiva a prática esportiva entre as crianças durante as férias de verão. Nascido em Porto Alegre, ele está participando de sua segunda edição dos Jogos Olímpicos.

Em Londres, em 2012, chegou até a segunda fase. O atleta é medalhista pan-americano e coleciona conquistas nacionais e estaduais. Durante sua preparação para o Rio 2016, o unionista realizou treinamentos na Itália. No GNU, Pica-pau, como é conhecido, é treinado por Alexandre Teixeira, treinador da Seleção Brasileira.

 

Mais informações:

> Informações sobre o florete masculino por equipes na Rio 2016

> Conheça nossos representantes nos Jogos Olímpicos

> Veja os integrantes de nossa comissão técnica que participam da Rio 2016

> Já conhece nossa história nos Jogos Olímpicos? Descubra

> Visite a página dos Jogos Olímpicos

> Assista à websérie #gnunorio, que apresentou nossos oito atletas olímpicos

 

Foto: Pablo Righi

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.