Instagram Youtube Flickr

Unionistas encerram participação no Mundial

Os atletas do Grêmio Náutico União Viviane Jungblut, Fernando Ponte e Betina Lorscheitter encerraram nesta sexta ( 21) sua participação no 17º Mundial de Esportes Aquáticos, realizado no Lago Balaton, Budapeste, Hungria. O GNU era o clube com mais representantes na equipe de águas abertas do Brasil, com três dos seis integrantes da Seleção.

O retrospecto da participação dos unionistas na competição é positiva, segundo o técnico Christiano Klaser. “O Brasil estava com uma equipe bem renovada, os três do Clube nadaram muito bem, ficaram bem posicionados, numa competição que é extremamente disputada”, avaliou o treinador unionista, que integrou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira. “O quinto lugar do Fernando foi excelente, porque, afinal de contas, ficou entre os top 10 do mundo e muito perto da medalha. Na prova dos 10km ele ficou a 10 segundos do 10º lugar, e temos que lembrar que em 2019 o 10º lugar classifica automaticamente para olimpíada”, complementou.

Fernando Ponte quebrou um tabu ao ficar em 5º lugar na prova dos 5km masculino, no sábado (15). Essa foi a melhor colocação do país na prova, que até então havia um conquistado o sexto lugar, também com outro representante do GNU, Samuel De Bona, em 2013. Além disso, na seleção masculina, a melhor posição já alcançada é o quinto lugar, marca que Fernando divide com Allan do Carmo – que chegou na posição na prova dos 25 km. Fernando ainda nadou a prova dos 10km e o Revezamento.

Quem também participou do Revezamento Misto foi Viviane Jungblut, também estreante na competição. Na prova dos 10km, a unionista ficou muito perto do top 10.

Revezamento 5Km. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 20 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Revezamento 5Km. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 20 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

“A Viviane ficou a 12º lugar, há duas posições do que seria uma classificação olímpica, sempre esteve brigando com as da frente, é importante sentir isso, porque daqui a dois anos ela realmente vai estar batalhando por uma vaga olímpica”, destacou Christiano. Betina Lorscheitter nadou duas provas no Mundial, 5 e 25 km.

Betina Lorcheitter. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 21 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Betina Lorcheitter. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 21 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Confira o desempenho dos unionistas:

17º Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste – Maratonas Aquáticas – Resultados

5km revezamento
6º Brasil — Allan do Carmo, Viviane Jungblut, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte

5km feminino
20º Betina Lorscheistter

10km masculino
19º Fernando Ponte

10km feminino
12º Viviane Jungblut

5km Masculino
5º Fernando Ponte

25km
Betina Lorscheitter – 19º lugar 6min05s20

 

 

Próximo objetivo: Copa do Mundo

O Mundial mal acabou e nossos atletas já focam na próxima competição. Da Hungria, eles já embaraçaram para o Canadá, onde Viviane e Fernando se preparam para disputa de duas etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. As provas serão dias 27 de julho e 12 de agosto, em Saint Jean e Megantic, respectivamente.

Convênio CBC

O GNU em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) investe na formação de seus atletas através de recursos descentralizados da nova Lei Pelé.

CBC_Selo_Formacao_Atletas-1

Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

 



Skip to content