Instagram Youtube Flickr

GNU sedia solenidade de abertura da 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

No dia 18 de agosto, sexta-feira, o Grêmio Náutico União (GNU) sedia a solenidade de abertura da 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, às 15h, no Solarium na sede Alto Petrópolis. Coordenada pelo presidente do Clube, José Naja Neme da Silva, e presidente da Liga da Defesa Nacional do RS, Marco Dangui Pinheiro, a cerimônia terá participação ainda de membros do Grupo Escoteiro Guia Lopes.

Incluído nas comemorações da Semana da Pátria, em homenagem à Independência do Brasil,o evento dará início oficial à Corrida, após o acendimento do fogo simbólico, o canto do Hino Nacional, o hasteamento do Pavilhão Nacional, a entrega da centelha do fogo à guarda de atletas do Clube que a conduzirá até a Prefeitura de Porto Alegre e aos comandantes das trilhas.

 

Tradição de décadas

Em 2017, 80 anos após a primeira Corrida do Fogo Simbólico da Pátria realizada em 1938 entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre, a tradição retorna às origens. Isto porque entre o grupo de patriotas que idealizaram a união dos brasileiros, simbolizada em uma corrida de revezamento que percorresse todo o território da Pátria, estava o o então patrono do Clube, Darcy Vignolli, que na época também pertencia à Liga da Defesa Nacional e Liga Náutica.

O encerramento da Semana da Pátria será no dia 7 de setembro, data que celebra a Declaração da Independência do Brasil, com o desfile cívico-militar realizado a partir das 10h na Avenida Evaldo Pereira Paiva (Av. Beira-Rio). Cerca de 100 representantes do Clube, entre atletas e técnicos das nove modalidades olímpicas oferecidas, participarão do desfile.



Aplicativo GNU

Skip to content