Instagram Youtube Flickr

Informações sobre a possível incorporação do Petrópole Tênis Clube

Atualizado às 12h de quarta-feira (13 de setembro)

 

Oferecer diferentes opções qualificadas de lazer e esportes para seus associados. Este é o norteador das ações do Grêmio Náutico União (GNU) desde a sua fundação.

Tal objetivo levou o Clube a deixar o cruzamento entre as ruas Voluntários da Pátria e Hoffmann, endereço de sua primeira sede, rumo ao então emergente bairro Moinhos de Vento, na década de 1940. Foi este mesmo desejo que o motivou a construir uma sede náutica na Ilha do Pavão na década seguinte e depois se estabelecer no bairro Petrópolis, na década de 1960.

Em 2017, o Grêmio Náutico União dá mais um passo nesta direção. O Clube vislumbra a possibilidade de incorporar o Petrópole Tênis Clube (PTC), tradicional agremiação sócio-esportiva de Porto Alegre. A unificação permitiria oferecer uma quarta sede para os associados, ampliando as ofertas de esportes e lazer – uma forte reivindicação do corpo associativo GNU.

Debatida entre os dois clubes nos últimos meses, a incorporação já foi aprovada pelo Petrópole Tênis Clube, em seu Conselho Deliberativo e por seus associados, este último na noite de 28 de agosto. Agora a decisão caberá ao Grêmio Náutico União, em reunião de seu Conselho Deliberativo e em Assembléia Geral com seus associados, ambas em 18 de setembro, às 19h e 21h, respectivamente, no Teatro da sede Alto Petrópolis (veja mais informações sobre a Assembléia logo mais abaixo).

 

Você já conhece o Petrópole Tênis Clube? Confira sua infraestrutura no vídeo abaixo:

 

Pontos importantes da possível incorporação a serem esclarecidos:

 

Como será a Assembléia Geral Extraordinária com os associados?

A Assembléia Geral Extraordinária ocorrerá em 18 de setembro, às 21h, no Teatro da sede Alto Petrópolis. Nela serão apresentados todos os dados relacionados à possível incorporação, como as informações financeiras, fiscais e trabalhistas do PTC que estão sendo levantadas por uma auditoria externa. Após as apresentações e os debates, os presentes serão convidados a votar.

Poderão participar todos os associados titulares eméritos e patrimoniais, maiores de 18 anos, com, no mínimo, três anos de matrícula e em dia com suas contribuições associativas, conforme o Estatuto e o Código Eleitoral do GNU.

 

Porque o Grêmio Náutico União incorporaria o Petrópole Tênis Clube?

Diversos motivos levaram o Clube a estar aberto a este movimento, quase todos girando em torno da ampliação e qualificação das ofertas de lazer e esportes para os seus associados. Entre eles estão:

  • Oferecer mais opções de lazer no bairro que concentra o maior número de associados unionistas;
  • Ampliar a oferta de locais de recreação, cada vez mais utilizados devido ao crescimento do GNU, principalmente nos meses de verão. Parte das reclamações recebidas atualmente se referem à falta de espaço físico nas sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento, como piscinas lotadas e insuficiência de locais para prática de esportes;
  • Aumentar a oferta de espaços esportivos, ampliando o número de vagas nas escolas esportivas e espaços para formação de atletas. Cinco novas quadras de tênis externas e duas cobertas, um ginásio poliesportivo e quadras de beach tennis/vôlei de praia/futvôlei são alguns exemplos;
  • Incrementar o patrimônio, com acréscimo de 22 mil m² em área nobre da capital gaúcha.

 

O GNU compraria o PTC?

Não, o GNU está incorporando o PTC, que passaria a ser a quarta sede unionista, denominada sede Petrópole Tênis Clube. A incorporação, conforme as características previstas na Lei Lei 6.404/1976, não teria custo. O Clube, porém, passaria a ser o responsável pela operação da sociedade incorporada (PTC).

 

Quando aconteceria?

No dia seguinte à Assembléia Geral com participação dos associados do Grêmio Náutico União, caso a incorporação seja aprovada. A reunião ocorrerá em 18 de setembro, no Salão de Festas da sede Alto Petrópolis. Segundo o artigo 9 do Estatuto do GNU, tem direito ao voto os associados titulares eméritos e patrimoniais, desde que maior de dezoito anos de idade, com no mínimo três anos de matrícula e que estejam em dia com as contribuições associativas.

 

E os associados unionistas poderiam usar a nova sede a partir de quando?

A sede Petrópole Tênis Clube estaria à disposição no momento da efetivação dos trâmites legais da incorporação. Da mesma forma, os associados petropoletanenses teriam acesso às sedes Alto Petrópolis, Moinhos de Vento e Ilha do Pavão, sendo necessário primeiramente passar por um recadastramento.

 

Qual a atual situação da infraestrutura do PTC?

As quadras de tênis, externas e cobertas, estão em bom estado de conservação, prontas para uso imediato. Outros espaços, porém, serão revitalizados.  A primeira área seria a piscina de lazer, para estar à disposição na temporada de piscinas 2017/2018. É importante ressaltar que todos os investimentos seriam feitos com responsabilidade, respeitando o orçamento do GNU.

 

Os investimentos nas atuais três sedes seriam prejudicados?

Não. Todos os investimentos necessários na nova sede serão feitos com responsabilidade, respeitando o orçamento e a disponibilidade financeira do Clube, sem prejudicar as melhorias necessárias nas demais sedes unionistas.

 

Como, num momento de crise, o Grêmio Náutico União faria um movimento deste tipo?

O GNU está adotando medidas para readequar seu orçamento frente à atual situação econômica do País. Por este motivo, esta incorporação é vista não como mais um custo, mas sim uma oportunidade de investimento a curto e médio prazo, em especial para a qualidade de vida do corpo associativo, pois representa a ampliação dos espaços de lazer no bairro que concentra o maior número de associados.

 

Quais esportes iriam para a nova sede?

A única modalidade confirmada até agora seria a ginástica rítmica, devido à necessidade de um local com altura adequada para treinamento das atletas da equipe de alto rendimento, que atualmente usam o ginásio da Escola Panamericana, ao lado da sede Alto Petrópolis. As demais possibilidades seriam analisadas.

 

E as modalidades/escolas esportivas que são oferecidas atualmente no PTC?

Todas seriam mantidas, em respeito aos contratos firmados pela direção do PTC com serviços terceirizados. Ao término destes, haveria uma reavaliação e qualificação, já sob gestão de profissionais do Grêmio Náutico União.

 

Seriam contratados novos funcionários?

Todos os funcionários do PTC seriam incorporados ao quadro funcional do GNU, passando pelo treinamento de integração. E novas contratações seriam feitas caso seja necessário, sempre respeitando o orçamento do GNU.



Aplicativo GNU

Skip to content