Instagram Youtube Flickr

GNU participa de movimento que reivindica maior participação dos clubes no COB

O Grêmio Náutico União é um dos clubes que está engajado na luta por maior participação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro ( COB). Os principais clubes do Brasil se reuniram nesta quarta (20) na sede do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro e explanaram as reivindicações do movimento. O vice-presidente de esportes Paulo Prado e o diretor de Natação Gustavo Torres representaram o GNU.

“Queremos ter direito a duas vagas de membros independentes no Conselho Administrativo do COB. Aos poucos, fomos perdendo voz no esporte brasileiro e a estrutura do esporte está errada, no que diz respeito à divisão de poder, divisão de receitas. Por isso, estamos refundando a Associação dos Clubes Olímpicos”, declarou o vice de Esportes Olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa.

A demanda das vagas no Conselho administrativo foi enviada à presidência do COB. Recentemente, o novo estatuto da entidade determinou que os atletas terão voz nos processos decisórios – serão doze esportistas – mas não foi previsto espaço para os representantes dos clubes de formação. Na última edição dos Jogos Olímpicos, na Rio 2016, 84% dos atletas brasileiros eram oriundos dos clubes. Além do poder de voz nas decisões, os dirigentes esportivos reivindicam a implantação de uma Política Nacional de Esportes.

“Temos de construir um novo sistema, pois o sistema nacional do esporte, em especial em relação aos esportes olímpicos ruiu, não funciona mais. Temos a expertise de colaborar na formação de um novo sistema. Estamos estendendo a mão ao COB, Ministério do Esporte, federações, para essa construção”, enfatizou o representante unionista.

20171220133135_216

Participaram da entrevista coletiva, ainda, os dirigentes do Pinheiros, Minas e Hebraica. Associação dos Clubes Olímpicos é formada por dez clubes, que incluem também Sogipa, Curitibano, Corinthians, Paulistano e Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.

Foto: Divulgação Flamengo



Skip to content