Instagram Youtube Flickr

Guarda-vidas por um dia: o esporte a serviço da cidadania

Cerca de cinquenta nadadores e treinadores do Grêmio Náutico União (GNU) se somaram aos guarda-vidas das praias de Capão da Canoa, Xangri-lá e Atlântida neste sábado (27). Na quarta edição do Guarda-Vidas Por um Dia, os atletas além de aprenderem os procedimentos indicados para casos de afogamento e situações de perigo na beira da praia, foram um exemplo para os veranistas que aproveitaram o dia na beira da praia.

Ao longo da manhã, os nadadores, de diferentes idades e categorias – máster, sênior, júnior e juvenil e um atleta paraolímpico – chamaram atenção dos banhistas. Os nadadores foram abordados por muitos associados do Clube que parabenizaram a iniciativa e compartilharam seu orgulho pela ação do GNU.

Nosso papel fundamental aqui é conscientizar e trabalhar na prevenção, aprendemos e trocamos experiências com os bombeiros e esperamos sempre alertar a população a fim de diminuir o número de afogamentos – destacou Fernando Ponte, campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Entre os atletas, estavam também Graciele Herrmann, nadadora olímpica (Londres 2012 e Rio 2016) e Viviane Jungblut (recordista sul-americana 400m Livre piscina curta e também nadadora de águas abertas).

Nos resta agradecer aos atletas pela participação e aos bombeiros por mantermos esta bonita parceria que tanto nos ensina e orgulha – declarou o presidente José Naja Neme da Silva.

Ao final da ação, diretoria e técnicos foram homenageados com Medalha do Mérito de Salvamento Aquático da Sociedade Brasileira de Salvamento (Sobrasa).

 

Durante o dia, também ocorreu o treinamento dos guarda-vidas mirim e master, na qual banhistas foram convidados a participar do treinamento. Segundo os Bombeiros, em um dia de praia lotada, um guarda-vidas é responsável por proteger 7 mil pessoas. A ação Guarda-Vidas por Um Dia é uma parceria entre o Grêmio Náutico União e Corpo de Bombeiros e ocorre desde 2015.

 

Fotos: Simone Guerra/Especial GNU



Aplicativo GNU

Skip to content