Instagram Youtube Flickr

Projeto Verão: Esporte e hábitos saudáveis motivam os pais    

Prática de esportes diversificados, incentivo a hábitos saudáveis e diversão estão entre as motivações dos pais que matricularam seus filhos no Projeto Verão do Grêmio Náutico União. Tradicional no clube, “a colônia de férias” reúne 308 crianças entre 5 e 12 anos. Desde o dia 2, os pequenos, divididos em onze turmas, são atendidos por cerca de 60 profissionais entre estagiários e professores de educação física, psicólogos, nutricionistas e apoio administrativo. As atividades, que ocorrem na sede Alto Petrópolis, vão até a próxima sexta (26).

GNU - Projeto Verão 2018_28

Turmas do Projeto Verão 2018 reunidas para foto oficial.

O que acho legal do Projeto Verão é que ele é voltado para o esporte. Sou da área e, claro, valorizo isso, mas também hoje se percebe cada vez mais as crianças sedentárias, comendo errado e aqui tudo isso é pensado. O lanche é saudável e as crianças veem os outros comendo, passam a comer também comidas saudáveis – ressalta Adriana Dias, mãe dos gêmeos Felipe e Rafael, de 9 anos. Associada do antigo Petrópole Tênis Clube, Adriana e o marido passaram a frequentar o Clube após a incorporação e decidiram matricular os filhos no Projeto assim que abriram as vagas.

O Projeto Verão tem aulas de nove modalidades esportivas (Basquete, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis e Vôlei). Além das modalidades, são previstos horários exclusivos para recreação nas piscinas. Os participantes ganham lanches, cujo cardápio é avaliado por nutricionistas do Clube.


Inclusão

O Projeto Verão é inclusivo para todas as crianças. A associada Cristiane Martins, mãe de Antônio, 6 anos, e Matheus, 10 anos, matriculou os dois filhos no Projeto buscando alternativas extraclasse. O mais velho tem Síndrome de Down e já escolheu seu esporte preferido.

O Matheus tem uma aptidão para o mergulho, ele tem uma apneia maior que a nossa e gosta da água. Estamos terminando de fazer a revisão e a médica já liberou ele e vamos investir na natação – projetou.


Conscientização e prevenção

As crianças que participam do Projeto Verão recebem ainda um curso de Guarda-Vidas Mirim. Ministrado pelo Corpo de Bombeiros, as aulas ensinam à garotada como se comportar na água e cuidados que são necessários na praia. Cuidados como uso do protetor solar, sempre andar acompanhado de um adulto e significado das bandeiras estão entre os temas abordados nas aulas. Ao final da aula, as crianças recebem, além de camiseta e boné, um certificado do curso. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o GNU há pelo menos dez anos.

GNU_PV-8669

Crianças atentas às explicações

 

Fotos: Simone Guerra (destaque e Bombeiros) e João Mattos ( foto da matéria)



Aplicativo GNU

Skip to content