Instagram Youtube Flickr

Vai iniciar uma reeducação alimentar? Entenda por quê é necessário consultar um nutricionista

 

Não é mistério que para uma vida saudável é preciso ter uma alimentação equilibrada e adequada para cada indivíduo. No entanto, um dos questionamentos atuais é qual a maneira de conseguir manter na rotina o hábito de uma nutrição de qualidade junto ao início da prática de exercícios.

A nutricionista do Centro Médico do Grêmio Náutico União, Marina Branco, dá algumas dicas para entendermos o papel do profissional neste processo de adaptação.

 

Cuidado com os falsos especialistas

Um dos problemas enfrentados pela nutrição é a grande produção de conteúdo por pessoas não especialistas no tema e que acabam influenciando com dietas, receitas e exercícios que não se encaixam com a sua realidade e seus objetivos.

“Às vezes você junta várias informações e tenta criar algo que não traz benefícios, como por exemplo, fazer suplementação de duas coisas que se anulam ou comer algo achando ser uma proteína, mas é carboidrato. Existem muitos mitos quando não se consulta com um profissional. E é só de sair da primeira avaliação que você já sai mais leve e percebe que estava errada”, reflete a nutricionista.

 

Não existe alimento milagroso

Acima de tudo, para que se consiga alcançar uma alimentação saudável, é preciso compreender que cada pessoa tem suas peculiaridades e isso influencia diretamente com a qualidade da alimentação e dos resultados nos exercícios. Existem muitos alimentos ditos como “milagrosos”, mas que para alguns pode não ser adequado. A orientação com um nutricionista ajuda a tornar a reeducação alimentar em algo gostoso, confortável para a rotina e que traga benefícios à saúde em longo prazo.

 

E uma nutricionista pode ajudar quem pratica exercícios?

Sim. Durante a consulta, por exemplo, a nutricionista pode apresentar estratégias nutricionais a serem usadas para a pessoa se adaptar melhor ao exercício, diminuindo a dor muscular, melhorando o intestino e ajudando a criar hábitos sadios para a vida.

Marina acrescenta que é preciso aliar a alimentação com os exercícios, pois os resultados individuais, em algum momento, não serão o bastante. “Se você conseguir ter bons hábitos nas duas áreas tu terá a garantia de ter um melhor resultado, tanto estético quanto de saúde.

 

Mais informações sobre o Centro Médico:

Sede Moinhos de Vento
Segunda à sexta-feira, das 8h às 22h
fisioterapia@gnu.com.br
(51) 3025-3929

 

Quer se exercitar? Saiba a importância de consultar um médico do esporte



Skip to content