Instagram Youtube Flickr

Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei: GNU luta, mas cai nas quartas

Jogando contra um dos favoritos, o Sada Cruzeiro, time anfitrião fez dois primeiros sets primorosos, disputando a vitória ponto a ponto. Triunfo, porém, não veio. Unionistas voltam à quadra neste sábado pela manhã, para disputar o 5º lugar

 

Era o último jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei Sub-19. De um lado da renovada quadra do Ginásio Palácio dos Esportes, agora com piso de nível internacional, os anfitriões do Grêmio Náutico União (GNU). Do outro, um dos favoritos, o Sada Cruzeiro. Um favoritismo que acabou se confirmando, mas após muita luta.

O primeiro set começou disputado, com o jovem time unionista empatando o placar em diversas oportunidades e, até, ficando a frente. Na reta final, entretanto, o Sada conseguiu abrir uma vantagem e fechar em 25 a 21. A derrota poderia ter afetado o time do GNU, mas o efeito foi contrário.

Com uma injeção de ânimo, confiança e talento, os unionistas novamente jogaram de igual para igual contra os mineiros no 2º set, ficando à frente por muitas vezes. O set point veio uma, duas, três vezes, com o público presente no ginásio apoiando muito, mas o placar avançou empatado até 34 a 34. Foi quando, em um descuido, o Sada Cruzeiro fez dois pontos e venceu também o 2º set, por 36 a 34.

No terceiro set, a equipe sentiu o ritmo intenso dos dois sets anteriores e não conseguiu resistir aos mineiros, que venceram por 25 a 14 e garantiram a vaga nas semifinais. Aos anfitriões, restou o apoio da torcida e a sensação de dever cumprido. Neste sábado, 17, o GNU volta à quadra para disputa do 5º lugar.

 

Como foi a sexta-feira

O quatro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei começou cedo, com as partidas que definiram as equipes que ficaram entre a 9ª e a 12ª colocação.

Sport Recife e Clube do Remo fizeram a primeira partida do dia, válida pela disputa do 12º e 11º lugares, e a equipe pernambucana levou a melhor. Com parciais de 25×18, 25×22 e 25×19 o Sport fechou o jogo em 3 sets a 0 e garantiu a 11ª colocação.

O segundo jogo da manhã foi entre Sogipa e AEST. Após vencer os dois primeiros sets com parciais de 25×17 e 25×18, respectivamente, a Sogipa precisou suar para fechar o terceiro set, mas, com parciais de 28×26, garantiu a 9ª posição no campeonato.

As quatro equipes se despediram da competição nas seguintes posições:
12º) Clube do Remo
11º) Sport Recife
10º) AEST
9º) Sogipa

Os jogos que ocorreram após o meio dia foram válidos pela fase de quartas de final. A primeira partida foi entre cariocas. Flamengo e Tijuca se enfrentaram e os rubro-negros levaram a melhor, vencendo por 3 sets a 0, com parciais de 25×22, 25×18 e 25×23, e garantindo-se como primeira equipe nas semifinais.

A segunda partida teve bastante equilíbrio nos sets, mas, ao final, o Minas Tênis clube fechou o jogo diante do Balneário Camboriú em 3 sets a 0, com parciais de 25×21, 25×23 e 25×22 confirmando o favoritismo e garantindo vaga nas semifinais.

Botafogo e Olympico Club fizeram a quinta partida do dia. Os mineiros saíram na frente, após vencerem o 1º set por 25×16, mas a equipe carioca reagiu e empatou a partida no segundo set, após vencer por 25×23. No terceiro set os mineiros conseguiram reverter a vantagem carioca, que chegou a oito pontos, e devolveram o 25×23, voltando a frente na partida. O vencedor da partida só foi definido no tie break, porque o Botafogo venceu o quarto set por 25×19, empatando em 2 a 2. No set derradeiro, vitória para a equipe do Olympico Club por 15×9 e vaga garantida na semifinal.

 

As disputas neste sábado

Ao fim desse quarto dia de jogos, foram definidos os confrontos de 5º a 8º e da fase semifinal:
Disputa de 5º a 8º
– Tijuca Vôlei x GNU, às 10h
– Balneário Camboriú x Botafogo, às 12h

Semifinais:
– Flamengo x Sada Cruzeiro, às 14h
– Minas x Olympico Club, às 16h

Gratuita, a entrada é aberta ao público. O campeonato ocorre no Palácio dos Esportes, na Sede Moinhos de Vento (Rua Quintino Bocaiúva, 500). A competição integra o edital 07, parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o GNU. No ano passado, o Clube sediou a primeira edição do evento. A previsão é de uma edição por ano até 2020.

 

> Veja as fotos da competição no evento no Facebook



Skip to content