Instagram Youtube Flickr

Open de Natação: Quebra de recorde sul-americano na piscina do GNU

O único recorde sul-americano da competição foi quebrado pelo ex atleta do GNU, o gaúcho e campeão mundial Fernando Scheffer ( Minas Tênis Clube). Na prova dos 200m Livre, o pódio foi todo de gaúchos em manhã com muitos pódios para os nadadores unionistas. 

Nesta sexta-feira (21), a sede Moinhos de Vento se despede do Torneio Open de Natação, que está sendo sediado pelo Grêmio Náutico União desde quarta-feira (19). A manhã teve quebra de recorde sul-americano e os gaúchos brilharam, bem como os nadadores da equipe unionista. Foram duas medalhas de prata e duas de bronze, em sete provas disputadas pela equipe da casa. Na última etapa, no período da tarde, o Clube compete em mais cinco provas.

A quarta etapa iniciou às 9h30 e, logo na primeira prova realizada, o GNU garantiu o primeiro pódio da manhã. Nos 400m Medley Feminino, Laura Paludo conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 5m07s37.

“É um tempo acima do que já nadei nesta prova, mas estou bem cansada neste final de ano, então fico feliz pela medalha”, confessou Laura.

Nos 200m Livre Feminino, Graciele Herrmann foi a segunda atleta a nadar mais rápido. A velocista conquistou a prata com o tempo de 2m05s67. Nas provas masculinas, destaque para os unionistas Lucas Peixoto e Gustavo Louzada que garantiram prata e bronze nas provas de 200m Livre Masculino e 100m Costas Masculino, respectivamente. Louzada, além conquistar a medalha de bronze, ainda superou seu tempo na prova, ao finalizar a disputa com 56s53.

Peixoto, após alcançar o tempo de 1m50s31, dividiu o pódio com dois nadadores (e amigos) também formados pelo Grêmio Náutico União: Fernando Scheffer (1º lugar) e André Pereira (3º lugar), que defendem atualmente o Minas Tênis Clube e o Pinheiros, respectivamente.

“Muito feliz em compartilhar essa conquista com um recordista mundial e um atleta olímpico. São amigos e inspirações”, afirma Peixoto.

 

Com 20 anos, Fernando Scheffer ( Minas Tênis Clube) foi o grande personagem desta quarta etapa. Natural de Canoas, o nadador minastenista, que até pouco tempo vestia a touca do GNU, quebrou o único recorde sul-americano da competição. Nos 200m Livre Masculino, o atleta nadou 1min45s51, mesmo após a maratona do Mundial de Hangzhou,

Cheguei da china quarta de madrugada, estou sentindo o fuso e cansado mas em todos os treinos eu me senti bem, fico feliz que encaixou tudo na prova. Eu gosto muito dessa piscina, treinei muitos anos aqui, foi onde me formei como atleta, então nadar aqui é sempre muito bom, destacou Fernando Scheffer

 

A equipe unionista disputou ainda as provas de 50m Borboleta Feminino e Masculino e 100m Costas Feminino. Com os resultados obtidos, o GNU finalizou a quarta etapa do torneio em quarto lugar da classificação geral. Confira abaixo como foi o desempenho individual dos atletas unionistas. Para conferir todos os resultados da competição, clique aqui.

Ao final da etapa, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA) realizaram uma homenagem aos atletas e ex-atletas campeões mundiais. Receberam a honraria:

Fernando Scheffer – campeão 4×200 Livre Revezamento Masculino – Mundial 2018
Etiene Medeiros – campeã 50m Costas – Mundial 2017
Kaio Almeida – campeão 100m Borboleta – Mundial 2006
Téofilo Ferreira – campeão Revezamento 4x100m Livre Masculino – Mundial 1993
Ricardo Prado – campeão 400m Medley – Mundial 1982

 

400m Medley Feminino
BRONZE: Laura Paludo – 5m0737
5º lugar: Ana Belen Presumido – 5m20s58

50m Borboleta Feminino
9º lugar: Giovana de Oliveira Mendonça – 29s07

50m Borboleta Masculino
10º lugar: Antoniel Santos – 25s36

200m Livre Feminino
PRATA: Graciele Herrmann – 2m05s67

200m Livre Masculino
PRATA: Lucas Peixoto – 1m50s31

100m Costas Feminino
9º lugar: Daniela Vicentini Makariewicz – 1m08s31

100m Costas Masculino
BRONZE: Gustavo Louzada – 56s53

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL
Com todas as provas da quarta etapa do Torneio Open finalizadas, a classificação geral de clubes é a seguinte:

1º lugar: Minas Tênis Clube – 909 pontos
2º lugar: Pinheiros – 667 pontos
3º lugar: Corinthians – 602 pontos
4º lugar: Grêmio Náutico União – 534 pontos
5º lugar: Sesi-SP – 524 pontos

 

Torneio Open 2018

O Torneio Open 2018 ocorre de 19 a 21 de dezembro na sede Moinhos de Vento (Rua Quintino Bocaiúva, 500). A competição é uma realização do Grêmio Náutico União e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), tendo o apoio da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos e patrocínio dos Correios e Sulgás, responsável pelo aquecimento oficial do Parque Aquáticos do GNU. A realização do torneio integra o projeto Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação e Torneio Open de Natação 2018, que é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do PRÓ-ESPORTE RS LIE.

 

Convênios e Patrocínios

O escritório Dias da Silva Advocacia apoia a Natação do Grêmio Náutico União de Alto Rendimento.

 

O GNU em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) investe na formação de seus atletas através de recursos descentralizados da nova Lei Pelé.

 

Fotos: André Antunes/ A.G.U.A Fotografia