Instagram Youtube Flickr

Viviane Jungblut quebra tabu no Troféu Brasil e Clube encerra competição em sétimo

A nadadora do Grêmio Náutico União quebrou um tabu durante o Troféu Brasil. Na principal competição da natação nacional que encerrou neste domingo (21), no Rio de Janeiro, Viviane Jungblut se credenciou como a primeira brasileira que disputará as provas de águas abertas e piscina no mesmo Mundial. A competição nacional era seletiva para os próximos campeonatos internacionais, os Jogos Pan Americanos de Lima (agosto) e  Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul ( julho). Com cinco medalhas conquistadas, três ouros e duas pratas, o GNU encerra em sétimo lugar geral entre os clubes, sendo o melhor Clube da Região Sul do Brasil.

Com 19 atletas competindo nas provas de Maratonas e no Troféu Maria Lenk, a equipe do GNU, além das medalhas conquistadas, encerra a principal competição do país com dois atletas classificados para as competições internacionais. Além de Viviane, Fernando Ponte também se classificou para o Mundial, na prova de 5km das Maratonas Aquáticas. No caso de Viviane, a prova de dez quilômetros é seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“ Agora o foco é a vaga para Tóquio, mas independente do resultado eu vou dar o meu melhor nas piscinas, porque estar entre os melhores sempre agrega”, projetou a unionista.

O treinador da equipe unionista também integra a Seleção Brasileira como membro da Comissão Técnica de Maratonas Aquáticas. Confira as medalhas conquistadas pela equipe no Troféu Brasil:

Maratonas Aquáticas ( prova de 5km)
Fernando Ponte – vice-campeão
Viviane Jungblut – vice-campeã

Troféu Maria Lenk
Viviane Jungblut – campeã brasileira 400m, 800m e 1500m Livre

Uma final principal e duas finais B no último dia

Pelas eliminatórias da manhã, nove atletas competiram em cinco provas. Alexandre Finco ( 400m Livre) e Daniela Makariewicz ( 200 Costas) se credenciaram para as disputas de Final B. Durante a etapa da noite, o Clube ainda esteve representando na prova de Revezamento 4x200m Medley Feminino.

Domingo (21)

Finais

Revezamento 4×200 Feminino
Equipe GNU – 4min24s59 – 5º lugar
Luisa Mendonça, Laura Paludo, Eduarda Gobbo e Ana Belen Presumido

400m Livre Masculino – Final B

Alexandre Finco – 3min59s41 – 15º lugar

200m Costas Feminino
Daniela Makariewicz – 2min25s69 – 13º lugar

Eliminatórias

400m Livre Masculino
Alexandre Finco – 3min57s25 – 12º lugar * Final B
Juan Restrepo – 4min03s10 – 27º lugar

50m Livre Feminino
Giovana Mendonça – 27s92 – 39º lugar

50m Livre Masculino
Lucas Peixoto – 23s21 – 19º lugar

200m Costas Feminino
Daniela Makariewicz – 2min24s50 – 15º lugar * Final B
Luisa Mendonça – 2min27s29 – 18º lugar

50m Peito Feminino
Ana Belen Presumido – 34s03 – 25º lugar
Laura Paludo – 33s93 – 24º lugar
Maria Carolina Santiago – 33s87 – 21º lugar

 

Convênios 

O GNU em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) investe na formação de seus atletas através de recursos descentralizados da nova Lei Pelé.

Apoiadores

Secretaria Especial do Esporte – Lei de Incentivo ao Esporte, Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Colégio Mesquita, Dias da Silva Advocacia, Decathlon e Swimmers são apoiadores do Departamento de Natação do Grêmio Náutico União.

Foto: Anna Magagnin



Skip to content