Instagram Youtube Flickr

Seis atletas do GNU representam o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Lima

Mantendo a tradição, o Grêmio Náutico União terá representantes na delegação brasileira que disputa a maior competição esportiva antes dos Jogos Tóquio. Os Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, que iniciam oficialmente nesta sexta (26) terão a participação de seis atletas unionistas e três treinadores de quatro esportes diferentes.

“Estamos muito confiantes que nossos atletas, nos trarão medalhas, pois a preparação e a dedicação, deles e de todos os profissionais do clube, foi muito intensa durante o período de preparação para o PAN”, destacou o vice-presidente de Esportes Paulo Prado. A edição atual  marca o 13º Pan que o GNU envia atletas para representar as cores do Brasil na competição.

Já no sábado (27), o ginasta Luis Porto, estréia na competição,. Representando a equipe masculina, coordenada pelo treinador também do Clube Leonardo Finco, o ginasta gaúcho competirá nas provas da modalidade entre os dias 27 a 31 de julho. As finais ocorrem na próxima terça (30) e quarta (31).

Ainda na primeira semana de provas, a ginasta Vitória Guerra estréia com a Seleção de Conjuntos. A mineira, que representa a renovação da equipe brasileira vem demonstrando entrosamento e agregou qualidade ao grupo, que soma bons desempenhos a nível internacional na temporada.

No dia 4 de agosto, uma das atletas gaúcha em maior evidência no último ciclo cai na água. Viviane Jungblut é o Brasil na prova de Maratonas Aquáticas. Entre os dias 6 a 10, a versátil nadadora disputa as provas de fundo de piscina e é esperança brasileira.

A partir do dia 5, iniciam as provas na Esgrima, modalidade que o Clube tem destaque. Guilherme Toldo, medalhistas nos Jogos de Guadalajara e Toronto é uma das esperanças de medalhas para o Brasil. Conheça um pouco mais dos seis representantes do GNU nos Jogos Pan:

 

ESGRIMA

Nome: Gabriela Paczko Bozko Cecchini
Data de nascimento: 12/04/1997
Peso: 68 kg
Altura: 1,81m
Cidade Natal: Porto Alegre/RS
Arma: Florete
Principais conquistas: 3º lugar Mundial Cadete 2013 e Duas vezes campeã pan-americana juvenil
História no esporte:A atleta despertou interesse pelo esporte durante uma edição do “Projeto Verão”, iniciativa na qual as crianças têm a oportunidade de vivenciar a prática de diversos esportes. Conquistou o terceiro lugar no Mundial da Croácia em 2013, na categoria Cadete (atletas entre 17 e 20 anos), se tornando, assim, a segunda atleta brasileira na história a conquistar uma medalha no Campeonato Mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Atuando na modalidade florete, Gabriela participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Também foi uma das atletas escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para receber o auxílio restrito a um seleto grupo.

Cronograma Jogos Pan: 5 de agosto Florete Individual, 8 de agosto Florete por Equipe

ESGRIMA

Nome: Guilherme Toldo
Data de nascimento: 1/09/1992
Peso: 73kg
Altura: 1,77m
Cidade Natal: Porto Alegre/RS
Arma: Florete

Principais conquistas: Duas participações em Jogos Olímpicos ( Londres 2012 e Rio 2016), primeiro esgrimista brasileiro a chegar nas fases finais de uma olímpiada ( 8º lugar Rio 2016), uma medalha de prata e duas de bronze em Jogos Pan-americanos, tricampeão sul-americano, seis vezes vice campeão pan-americano e 23 títulos nacionais na carreira

Cronograma Jogos Pan 2019: 6 de agosto Florete Individual, 9 de agosto Florete por Equipe

ESGRIMA

Nome: Mariana Nelz Pistoia
Data de nascimento: 3/12/1998
Peso: 58kg
Altura: 1,70M
Cidade Natal: Gramado/RS
Arma: Florete

Principais conquistas: Vice-campeã pan-americana juvenil e campeã brasileira adulto
Cronograma Jogos Pan 2019:  8 de agosto Florete por Equipe

 

 

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Nome: Luis Guilherme Porto
Data de nascimento: 04/06/1997
Peso: 60 kg
Altura: 1,63m
Cidade Natal: Guaporé/RS

Principais conquistas: Vice-campeão por equipe TB Pokal Team Challenge, Stuttgart, Alemanha, 2018; 3° lugar Individual Geral Campeonato Brasileiro Especialistas, São Paulo, 2018, Campeão Sul-Americano (Solo, Salto, Equipes), Bolívia, 2017.

 

História no esporte: Luis queria jogar futebol, mas mudou de ideia ao conhecer o treinamento no CETE de Ginástica Artística, aos seis anos. Com um mês de treinamento no espaço foi convidado para treinar no GNU, onde está desde então. Comum em atletas, as lesões quase o fizeram abandonar o esporte. Mas com anos de dedicação, o atleta vem superando e nos últimos meses tem se colocado entre os grandes nomes do esporte no país. Em 2018, o gaúcho dividiu o pódio do campeonato nacional com dois medalhistas olímpicos, Arthur Zanetti e Arthur Nory. Desde então, Luis é nome confirmado nas principais competições com a equipe principal. Por conta de uma lesão, ficou fora do Mundial em 2018, mas após um trabalho de recuperação disputou o Universíade em julho e conquistou o bronze no Salto sobre a Mesa.

Cronograma Jogos Pan: 28 a 31 de julho

GINÁSTICA RÍTMICA

Nome: Vitória Guerra
Idade:3/06/2001
Peso: 58kg
Altura: 1,70M
Cidade Natal: Belo Horizonte/MG

Principais conquistas: Campeã sul-americana, três ouros com a Seleção Brasileira de Conjunto, Bogotá 2019;Ouro com a Seleção Brasileira Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, Peru 2018

História no Esporte: A atleta veio ao GNU em 2017 a procura da treinadora Anna Danielyan, referência internacional na modalidade e se mudou com a família para Porto Alegre. Em 2018 veio a convocação para Seleção de Conjunto. Nos últimos meses, a atleta conquistou a titularidade e vem participando das principais competições internacionais com o grupo.

Cronograma Jogos Pan 2019: 2 a 5 de agosto Seleção de Conjunto

 

NATAÇÃO

Nome: Viviane Eichelbergern Jungblut
Data de nascimento: 29 de junho de 1996
Peso: 58kg
Altura: 1,70M
Cidade Natal: Porto Alegre/RS
Estilos: Crawl e águas abertas

Principais conquistas: Única brasileira a competir nas águas abertas e piscina na mesma edição do Mundial. Recordista brasileira nas três provas de fundo ( 400m, 800m e 1500m livre). Recordista Sul-Americano 400m Livre em Piscina Curta, obtido no Troféu José Finkel 2016, com a marca 04min03s68.

História no esporte

Começou a nadar ainda criança nas piscinas do Grêmio Náutico União seguindo os passos dos irmãos mais velhos.  Atualmente, a irmã mais nova, Cibele, que segue seus passos. Toda a formação de Viviane vem da escola unionista. A atleta é conhecida por sua versatilidade já que tem resultados de destaque tanto nas águas abertas quanto nas provas de fundo na piscina, característica cada vez mais rara entre as atletas. Chegou muito perto de garantir a vaga para Tóquio 2020 nas provas de maratonas aquáticas ao chegar em 12º lugar na prova de 10km no Mundial de Gwangju – apenas um segundo da décima colocada, última classificada. Como tem índice na prova de 1500m livre na piscina vai buscar a conquista da vaga nesta prova, cuja seletiva ocorre no ano que vem.

Cronograma Jogos Pan 2019: 4 de agosto, 10km,  8 de agosto 800m Livre, 10 de agosto 1500m livre

 

 

 



Skip to content