Login
Solenidade e delícias

Solenidade e delícias

01 de julho de 2019

Solenidade e delícias
Solenidade e delícias
Uma marca da Confraria União Cooks é a formatura do Curso de Novos, que tem a próxima edição marcada para o dia 12 de julho. Os alunos colocam em prática aprendizados adquiridos ao longo de dez encontros semanais em um evento para até seiscentas pessoas. Prova de fogo!

São montadas até 14 cozinhas dentro do Salão de Festas da sede Alto Petrópolis. “Dividimos a classe em grupos e cada grupo faz uma iguaria específica. São pratos pequenos, como um menu degustação para que os presentes possam experimentar o maior número possível de pratos”, afirma o coordenador da Confraria União Cooks, Jorge Ferla. Cada grupo de três alunos tem um padrinho, que é um confrade mais experiente.

E além das delícias, o encontro traz a formalidade da graduação. Os formandos recebem certificado, um prato comemorativo, o chapéu de cozinheiro e o dólmã, que é a túnica utilizada por quem já pode ser chamado de cozinheiro.

As turmas têm um perfil bem heterogêneo com participantes que vão dos 20 aos 80 anos, mas tendo a maioria entre os 30 e 40 anos. “O curso é para quem não sabe nada, mas tem interesse. Tem gente que não sabia nem onde ficava o fogão e se apaixonou pela cozinha depois de participar”, conta Ferla.

O Curso de Novos é a porta de entrada para a Confraria. Conta com duas turmas por ano – a próxima começa em 27 de agosto. Uma característica curiosa são as motivações para participar. “Boa parte dos participantes é de solteiros ou recém-separados. Tem também os que foram matriculados pela namorada ou esposa”, brinca Ferla.

 

Depois do gosto pela cozinha, a especialização

O passo seguinte ao curso para iniciantes é o curso avançado, para turmas com, no máximo, 16 pessoas. Conta com 26 encontros, de abril a outubro. No curso avançado, os confrades aprendem técnicas mais elaboradas e passam a outro nível na cozinha. Em cada encontro, uma temática diferente, aprimorando conhecimentos e refinando o gosto e o paladar dos participantes.

Além deste, existem os cursos especiais, com temas específicos, como o de Charcutaria Italiana, realizado em maio, ou o de junho que teve como tema a culinária mexicana abordando “Tapas, montaditos, pintxos e paellas”, com a Chef do Roister, Nati Tussi.

Os temas são escolhidos com base em questionários aplicados ao final de cada curso ou mesmo em cima de técnicas ou assuntos presentes em canais ou publicações relacionadas à gastronomia. O ministrante é sempre um chef renomado no tema.

Os cursos especiais de curta duração, apesar de promovidos pela confraria masculina, são abertos para homens e mulheres, associados e não associados do União.  Acompanhe nas redes sociais e no site do GNU os temas dos próximos cursos, que já estão com datas definidas. Os cursos têm capacidade para 30 pessoas e cada edição tem duração de duas noites, das 19h30min às 22h30min.

Programação dos Cursos Especiais:

Julho – Dias 24 e 25

Agosto – Dias 28 e 29

Setembro – Dias 25 e 26

Outubro – Dias 23 e 24

Novembro – Dias 20 e 21

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.