Instagram Youtube Flickr

Paixão pelo esporte, de Norte a Sul

Em uma competição com mais de seiscentos atletas há delegações que vieram de longe. Quatro mil quilômetros foi a distância que a equipe do Remo, de Belém (PA), percorreu para participar do Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação, que ocorre desde o dia 19 e vai até este sábado (23) na Sede Moinhos de Vento. Domingos Ferreira dos Santos, 71 anos, veio com dois atletas da Região Norte e é o técnico mais antigo em atividade na 42ª edição do Troféu Mauricio Bekken.

“Eu não sou casado, não tive filhos, criei meus sobrinhos, mas sempre dizia aos meus familiares que eu já estava casado com meu clube, que não tinha como me separar do Remo. Hoje sou aposentado, mas continuo em atividade trabalhando com natação, tenho boa saúde, meus problemas ficam fora do clube, trabalho tranquilamente, e vou fazendo o que posso”, conta Ferreira, como é conhecido o treinador de natação há 57 anos.

Com a voz mansa, Ferreira circula com desenvoltura e leveza pelo seu ambiente preferido, a borda das piscinas. Com tanta experiência, o paraense é uma biblioteca viva da história da natação brasileira. Ele já conviveu com grandes atletas, teve passagem pela seleção brasileira, já recebeu convites para treinar nos Estados, viu nadar a maioria dos treinadores em atividade no CBI Infantil de Natação e até dirigentes da modalidade no país. Diante de uma competição do tamanho do Troféu Mauricio Bekenn, percorrer quatro mil quilômetros não parece um obstáculo. “Uma competição como essa influencia muito, porque só um sobe no primeiro degrau do pódio, então você sempre trabalha a cabeça da criança para que ela venha participar, pela experiência e porque é uma lição para a vida dele, um aprendizado muito grande”, explica. “Este é um dos esportes que mais educa o ser humano”, completa.

GNU segue em terceiro em dia de mais recordes quebrados

Se fora das águas, a história é contada por Ferreira, nas braçadas na piscina olímpica do GNU, jovens de 13 e 14 anos constroem no presente a história do esporte. Nesta sexta (22), o baiano Samuel Lopes ( ACEB/BA) quebrou o recorde nos 200m Costas. Segunda marca batida pelo nadador no CBI Infantil de Natação, este foi o sexto recorde de categoria quebrado na competição.

A equipe do GNU conquistou mais três medalhas neste quarto dia de finais, duas de prata e uma de bronze, totalizando sete medalhas no total. Com os resultados, a equipe da casa ocupa o 3º lugar geral entre clubes. Confira o desempenho dos unionistas nas finais desta sexta (22):

Revezamento 4x100m Medley Feminino

200m Costas Infantil 2
Gustavo Cornelius – 2º lugar (2min13s32)

100m Peito Infantil 2
Rafaela Makariewicz – 3º lugar (1min17s01)

Revezamento 4x100m Medley Feminino
GNU – 3º lugar (4min40s01)
Equipe: Renata Nogueira, Rafaela Makariewicz, Stefanie Fonseca e Carolina Heinz

Revezamento 4x100m Medley Masculino
GNU – 7º lugar ( 4min15s34)
Equipe: Gustavo Cornelius, Giovani Marcarini, Lucas Davi Alves e Matheus Melecchi

Os resultados completos você encontra no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A partir desta quarta, pela manhã, a partir das 8h30, ocorrem as provas eliminatórias e pela tarde, a partir das 16h30 as finais. A competição pode ser conferida ao vivo pelo site tvcbda.tvnsports.com.br . Informações por nossos perfis oficiais nas redes sociais. A entrada é franca para o público em geral.

CBI de Natação Infantil – Troféu Mauricio Bekenn

A competição consta no cronograma oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos  (CBDA) realizado pelo clube sede em parceria com CBDA e federação local, e apoio Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Pró-Esporte RS LIE. O torneio integra a grade CBI das competições do CBC.

O Projeto Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação – Troféu Mauricio Bekenn / 2019 e financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Esporte e Lazer – PRÓ-ESPORTE RS LIE, Lei número 13924/2012, através do ICMS que você paga. Data de início de execução do projeto: 15/11/2019. Data do fim da execução do projeto: 25/11/2019. Objeto: Sediar o Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação – Troféu Mauricio Bekenn/2019. Valor do Objeto: R$ 77.010,00. Valor financiado: R$ 77.010,00.

Sulgás, Aquecimento oficial do Parque Aquático Newton Silveira Netto

Fotos: André Antunes/AGUA Fotografia

 

 

 

 

 

 



Skip to content