Instagram Youtube Flickr

Coronavírus – COVID-19: Comunicado oficial

De forma preventiva, GNU altera funcionamento de seus serviços e sedes de 18 a 31 de março, quando a situação será reavaliada. Atividades realizadas em espaços fechados estão suspensas, enquanto as atividades em áreas externas, como partidas de tênis e caminhadas, por exemplo, permanecem disponíveis – exceto aquelas que gerem aglomeração de pessoas. Escolas esportivas estão suspensas. Eventos sociais, culturais e esportivos do GNU estão adiados.

Atualizado às 14h05 dessa terça-feira (17/3): Consciente da importância da prevenção para evitar o crescimento da curva de disseminação do novo coronavírus (COVID-19), o Grêmio Náutico União (GNU) decidiu nessa segunda-feira (16) alterar o funcionamento de seus serviços e sedes de 18 a 31 de março, quando a situação será reavaliada.

Atividades realizadas em espaços fechados estão suspensas, enquanto as atividades em áreas externas, como partidas de tênis e caminhadas, por exemplo permanecem disponíveis – exceto aquelas que gerem aglomeração de pessoas. Escolas esportivas estão suspensas. Eventos sociais, culturais e esportivos dentro deste período estão adiados.

Diante dos esforços de prevenção, o Clube também sugere que os associados evitem o atendimento presencial, contatando o clube preferencialmente através de seus canais digitais ou telefone. Sugere, ainda, que associados (crianças ou adultos) com sintomas de gripe permaneçam em casa, assim como aqueles que retornaram de viagem recentemente.

As decisões levaram em consideração as orientações dos órgãos municipal, estadual e nacional de saúde, além das definições de outros clubes sócio-esportivos. Trata-se de um momento excepcional, que necessita de compreensão e esforços de todos. (5/5)Trata-se de um momento excepcional, que necessita de compreensão e esforços de todos.

Veja abaixo como será o funcionamento dos serviços/espaços no período de 18 a 31 de março:

– Funcionamento das sedes, incluindo estacionamento: Em horário reduzido, das 7h às 20h*;
* Sede Ilha do Pavão segue fechando às 19h.

– Funcionamento das secretarias: Em horário reduzido, das 9h às 17h, incluindo às quartas-feiras, que normalmente tinha horário estendido

– Biometria das catracas de acesso ao clube: Desativada, com validação do acesso somente com carteira do associado, conforme consta no Estatuto do Grêmio Náutico União;

– Atividades de academia e lazer, treinos de equipes e escolas esportivas* realizados em ambientes fechados: Suspensas;

– Atividades de academia e lazer, treinos de equipes e escolas esportivas* realizados em ambientes abertos: Suspensas;

* Os dias pagos de março, mas não utilizados, serão compensados posteriormente. Caso o associado queira receber o dinheiro, ele será ressarcido, mas perderá a vaga na respectiva escola esportiva;

– Piscinas externas de treinamento (sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento): Abertas somente para prática esportiva de natação nas raias sinalizadas para associados, vedado o uso para lazer;

– Academias: Desativadas;

– Piscinas térmicas internas: Desativadas;

– Piscinas externas de lazer: Desativadas;

– Pontos de alimentação: Somente lanches e serviço a la carte;

– Churrasqueiras: Desativadas;

– Eventos sociais e culturais do GNU: Adiados para data a ser definida posteriormente

* Teens Dancing Neon Party
* Festa Anos 80
* Encontro dos Chefs /Confraria União Cooks
* Jantar de Abertura/Confraria União D’Elas
* Talk show com Ico Thomaz
* Festa Rencontro Verão/Debut
* Encontro União pela Música
* Reunião do Conselho Deliberativo
* Reinauguração do ginásio esportivo da Sede União Petrópole
**O Jantar de Aniversário, com show do cantor Lulu Santos, em 18 de abril, também foi adiado

– Eventos esportivos/campeonatos: Cancelados

– Quadras esportivas fechadas, como ginásios e quadras cobertas de tênis: Suspensas

– Quadras esportivas ao ar livre de esportes coletivos, como futebol de areia e grama sintética: Suspensas

– Quadras esportivas ao ar livre de esportes individuais, como tênis e beach tennis: Abertas, desde que não promova aglomeração de pessoas

– Encontros de grupos e confrarias: Suspensos;

– Acesso ao clube de convidados: Suspenso;

– Playgrounds: Desativados;

– Kids Indoor e Sala de Atividades (espaços fechados para crianças): Desativados;

– Vestiários e banheiros: Abertos, com serviço de limpeza reforçado;

– Catamarã: Desativado por ser espaço fechado. Outras duas barcas, que possuem ventilação, serão usadas;

– Serviços terceirizados (lojas e salão de beleza): Abertos;

– Saunas: Desativadas;

– Bebedouros: Desativados.

As medidas são apenas preventivas e estão sendo analisadas e definidas por um Conselho de Gestão. Dúvidas específicas podem ser esclarecidas pelo email faleconosco@gnu.com.br, pela página do Fale Conosco no site ou pelo telefone (51) 3025-3800. Todas as atualizações sobre a evolução desta situação serão divulgadas nos canais oficiais do GNU: site, email marketing e perfis nas mídias sociais.

O que já havia sido feito

O Clube, desde quinta-feira (12), já estava promovendo ações pontuais com intuito de auxiliar na prevenção. Além da colocação de materiais informativos da Secretaria Estadual da Saúde em diversos pontos das quatro sedes, revisou os equipamentos de higienização das mãos, desabilitou os bebedouros das quatro sedes e desativou as saunas das sedes Alto Petrópolis e Moinhos de Vento.

Como se prevenir contra o vírus?

– A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;

– Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez;

– Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

–  Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Não utilizar máscaras se não tiver nenhum sintoma respiratório.

O que é COVID-2019?

É uma doença causada pelo novo tipo de coronavírus identificado neste ano, que leva o nome de SARS-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome que causa infecções respiratórias. O vírus tem esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, se assemelha a uma coroa.

Fontes: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde