Instagram Youtube Flickr

Coronavírus: novas informações sobre redução de gastos e mensalidades

Caro Associado,

Esperamos encontrá-lo bem, com saúde e no convívio de sua família!

Através deste comunicado queremos repassar-lhe algumas informações com maior nível de detalhamento para que tenhas conhecimento das medidas que a administração do nosso Clube está tomando para minimizar e administrar os impactos desta crise de saúde pública desde o fechamento compulsório das nossas quatro sedes no dia 18/03/2020. São elas:

A primeira medida que tomamos foi colocar em férias cerca de 80% dos nossos 489 colaboradores, bem como passar a monitorar a saúde de todos. A mesma providência foi tomada em relação aos nossos atletas. Felizmente, até o momento, não houve nenhum registro de contágio.

A segunda medida foi analisar todos os contratos de prestação de serviços e de fornecimento de insumos, além do processo de compras, visando reduzi-los e adequá-los à drástica queda nas receitas das atividades realizadas no clube.

Ainda suspendemos a cobrança da mensalidade de nossos serviços, como escolas esportivas e academias, por exemplo,desde abril. Tal decisão, necessária para o momento, acarretou a redução integral da arrecadação com escolas esportivas, academias, fitness, locações de espaços, estacionamentos e eventos sociais.Acrescente-se às ações a decisão de, a partir de 1° de Maio de 2020, reduzir a jornada de trabalho de parte dos colaboradores em 25%, com manutenção de todos os empregos.

Com as reduções destes custos e despesas, buscamos o equilíbrio financeiro. Entretanto, há despesas que não podem ser interrompidas, tais como salários e encargos dos funcionários, o seu respectivo plano de saúde, as despesas básicas de manutenção e higienização das quatro sedes, as despesas de vigilância, segurança e monitoramento, que visam proteger o patrimônio dos associados, as despesas com sistemas informatizados e de comunicação, necessários para as atividades administrativas que ainda se mantém, dentre outras.

Assim, em relação ao orçamento do Clube, a redução das despesas possíveis somou 47%, incluindo a suspensão das obras, salvo aquelas consideradas necessárias para o momento, e demais investimentos. Já a redução de receitas acumula 63%, resultado que configura uma defasagem de 16% entre arrecadação e redução de despesas.

Desta forma, com as reduções de despesas implementadas, será possível aplicar uma redução de 10% no valor das contribuições associativas nos meses de Maio/2020, Junho/2020 e Julho/2020, como forma de oferecer aos associados a contrapartida possível neste momento e buscando incentivar a todos a manterem o pagamento das suas contribuições, pois o Clube é um patrimônio nosso e cabe a nós mantê-lo em plenas condições para o nosso retorno. Caso o clube reabra durante este período, as definições serão reavaliadas e prontamente informadas aos associados.

Com o fechamento das sedes no dia 18/03/20, os associados matriculados nas escolas esportivas, academias e demais atividades complementares do Clube, tiveram interrompidas as suas atividades. Como forma de compensar os dias não utilizados em Março/2020, o Clube irá conceder 30 dias de uso gratuito após a reabertura oficial das respectivas atividades a todos os associados que estavam matriculados naquela data.

Apesar destas medidas e das dificuldades em operar com poucos funcionários, a administração do Clube está realizando todos os esforços para conduzir com serenidade e profissionalismo a todas as demandas que tem recebido, via os seus canais de comunicação e seguido de forma integral todas as medidas e orientações oficiais.

Com estas medidas, estamos trabalhando para mantermos o equilíbrio financeiro do nosso Clube, evitando tomar medidas mais drásticas, como a demissão de profissionais ou uma eventual chamada extra junto ao quadro associativo.

Queremos lembrar ainda da Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de itens de higiene, que se encontra em curso, com o apoio do Grupo União Voluntários e das Debutantes de 2020 do União. Esta campanha irá perdurar enquanto as entidades apoiadas pelo União necessitarem do nosso auxílio e da nossa solidariedade. Convocamos a todos os associados a se engajarem nesta ação solidária!

Aproveitamos para agradecer ao grande número de associados patrimoniais que encaminharam para esta administração as suas sugestões e suas contribuições de suporte e de apoio às decisões que estão sendo tomadas.

Apesar do cenário modificar-se a cada dia, com novas medidas governamentais, importantes e necessárias, estamos certos de que o União e seu quadro associativo sairão mais fortalecidos de toda esta crise.

Ao reabrirmos nossas sedes, o que esperamos que possa acontecer em breve e com segurança para todos, temos que lembrar que o nosso Clube é voltado ao esporte, à saúde e à qualidade de vida, e ele passará a ter um papel ainda mais importante na vida de todos nós.

Um abraço e saúde a todos.

 

José Naja Neme da Silva
Presidente do Grêmio Náutico União



Skip to content