Login

Pela primeira vez em sua história GNU suspende atividades

01 de abril de 2020

Dezoito de março. Foi neste dia que as quatro sedes do Grêmio Náutico União foram fechadas. Momento sem precedentes na história centenária do Clube. O motivo é o cumprimento ao Artigo 7º do Decreto Municipal Nº 20.505, de 17 de março de 2020, que determina que “fica vedado o funcionamento de academias, centros de treinamento, centros de ginástica, cinemas e clubes sociais, independentemente da aglomeração de pessoas”.

A medida adotada pela Prefeitura de Porto Alegre ocorreu um dia antes do primeiro caso de transmissão local do vírus ser confirmado no Rio Grande do Sul. Ela segue por tempo indeterminado, visto que são muitas as incertezas acerca do cenário vivido. O GNU entende que esta e outras medidas se fazem necessárias para conter o avanço do Sars-Cov-2 na capital gaúcha e agradece a compreensão dos associados e colaboradores.

Mas, afinal, o que é o “coronavírus”?

Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias, desde constipação até pneumonias, e que foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde. O nome “coronavírus” foi dado em decorrência do perfil na microscopia, que parece uma coroa.

O novo agente, descoberto em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, foi nomeado de Sars-Cov-2, e é ele o causador da Covid-19, doença que desenvolve febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves: pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Pandemia do novo coronavírus

Devido à semelhança dos sintomas com a gripe comum e à fácil transmissão do vírus, que ocorre através de pequenas gotículas do nariz ou da boca expelidas por tosse, espirros ou secreções de pessoas infectadas, a disseminação foi rápida entre centenas de países. O que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar em 11 de março a pandemia do vírus.

No Brasil, a confirmação do primeiro infectado ocorreu em 26 de fevereiro, em São Paulo. O primeiro óbito foi contabilizado pelo Ministério da Saúde em 17 de março, na mesma cidade. Até o fechamento desta edição, eram mais de 125 mil casos confirmados e mais de 8.500 mortes no país. Por isso, a recomendação é o isolamento social e a higienização correta das mãos. Além de evitar o avanço do vírus, as medidas impedem que o sistema de saúde seja sobrecarregado.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.