Login
Clube testa atletas e profissionais da área

Clube testa atletas e profissionais da área

28 de maio de 2020

Clube testa atletas e profissionais da área
Clube testa atletas e profissionais da área
Uma das poucas agremiações no país a retornar os treinos esportivos para os atletas, o Grêmio Náutico União vem testando atletas, treinadores e profissionais. A ação faz parte do planejamento do Clube de retorno, de forma gradual e segura, às atividades durante o período de ocorrência da pandemia no país. Nesta quinta (28) foi realizada uma rodada de testes rápidos para covid-19 para um grupo restrito de atletas e profissionais que retornaram às atividades. Até o momento, todos testaram negativo.

O teste, feito através da coleta de sangue detecta os anticorpos presentes e se a pessoa esteve exposta a contato com alguém contaminado pelo vírus. Sobre o método utilizado pelo GNU, a acurácia do teste é feita através da comparação com o exame considerado padrão ouro, no caso o PCR, que é o teste que identifica a presença do vírus. No teste rápido utilizado a especificidade varia de 96% a 99% e a sensibilidade de 86% a 99%. Sensibilidade é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente ter seu teste alterado (positivo). Especificidade é a probabilidade de um indivíduo avaliado ter seu teste normal (negativo).

“Dependendo do resultado, isto altera nossos protocolos. Se constar que a pessoa esteve em contato com alguém contaminado é prudente isolarmos para não corrermos o risco de propagar”, explica a coordenado do Departamento Médico Rosemary Petkowicz. Além da testagem todos os atletas vêm sendo monitorados quanto a saúde, nutrição e preparo físico, a afim de não somente evitar lesões, mas não expor a uma possibilidade de infecção, para casos em que for detectada baixa imunidade, por exemplo. Até o momento, um grupo bastante restrito de atletas retornou aos treinos – apenas maiores de idade e olímpicos ( não paraolímpicos). No último sábado ( 22), as sedes abriram para atividades nas academias de musculação e práticas de esportes individuais e/ou sem contato que respeitem o distanciamento, como natação e tênis.

Fotos: João Mattos









 

Atenção para os protocolos de segurança

A reabertura das academias, assim como a permissão para a prática de esportes individuais, ocorrerá respeitando os protocolos de segurança definidos pelo Clube em abril, com medidas baseadas nas recomendações dos órgãos públicos de saúde e de entidades dos respectivos setores.

> Clique aqui para baixar o caderno de protocolo de segurança do Grêmio Náutico União

Os cuidados com a saúde são responsabilidade de todos. Cuide de sua higiene e respeite as determinações dos protocolos.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.