Instagram Youtube Flickr

Tradição na Cozinha

Na atualidade, prestígio nacional. No passado, consolidação no cenário gastronômico local. Foi assim que a Confraria União Cooks construiu sua trajetória de 25 anos que, hoje, é uma receita de sucesso.

Naquela época, eram poucos os restaurantes com foco em alta gastronomia na Capital. O cenário foi se alterando e, com ele, a necessidade de implentação de cursos profissionalizantes para a área que ganhava consistência. Paralelo aos avanços históricos, um grupo de associados do Grêmio Náutico União organizou um jantar, em 18 de abril de 1995, com a presença de membros da diretoria do Clube, chefs, apreciadores da culinária, jornalistas e destaques da sociedade. Era o início da Confraria União Cooks.

“A vida há 25 anos era um pouco diferente no União. Naquela época o Clube era voltado apenas para o esporte.Mas nós queríamos formar uma turma de homens na cozinha e tiveremos a vantagem da criação do novo sação com uma baita cozinha. Foi um grande impulso pata o pilar social do GNU”, contou Carlos Alberto Pippi da Motta, o primeiro diretor da Confraria. Hoje, ele diz que a Confraria é como se fosse um filho. “Vi nascer, crescer, e agora vejo o grande sucesso que se tornou”, finalizou.

Da crianção da Confraria em diante foram promovidas aulas de gastronomia na estrutura do Clube que, anos à frente, se transformaram em cursos especializantes. Início também da contribuição da Confraria para o crescimento da gastronomia praticada no Rio Grande do Sul. Mas foi o mix de técnicas culinárias, mescladas a um clime de total descontração, que cativou os diversos grupos de homens à frente do fogão e impulsionou o União Cooks. Hoje, ela soma mais de 1.550 confrades formados no curso iniciante, mais de 130 no curso avançado e mais de 1.800 formados em cursos especiais.

Metodologia, organização, colaboração e preparo

Itens estes indispensáveis na cozinha. Esse é o passo a passo ideal encontrado pela Confraria na realização de seus cursos. Na “busca pelo prato perfeito” – tema que acompanha os confrades nas cozinhas do Brasil afora -, novos cursos e atividades foram incluídos na programação anual com o passar dos anos: jantares mensais, dois cursos básicos, um curso para avançados, diversos cursos especiais, participações em grandes eventos promovidos pelo GNU e jantares beneficentes, uma das fortes marcas da Confraria.

Entre as atividades oferecidas está o Curso de Novos – curso de gastronomia para iniciantes –, realizado semestralmente, e o Curso Avançado de Gastronomia, promovido anualmentepara aqueles que desejam ampliar ainda mais seus conhecimentos, visando ou não uma atuação profissional. Ambos são exclusivos para homens, associados do GNU ou não. Com aulas práticas e teóricas, eles aliam conhecimento à formação de uma cultura gastronômica multifacetada.

Foi através do curso para iniciantes que o atual presidente do GNU, José Naja Neme da Silva, conheceu o União Cooks e o Clube. “Eu tomei conhecimento (da confraria) atraves de uma noticia no jornal, em 1996, que dizia que era o último dia de inscrições para a segunda turma do Curso de Novos”, contou. “Eu penso que, tão importante quanto a possibilidade de aprender técnicas de culinária, é a criação de novas amizades. A possibilidade de se envolver socialmente, ter uma vida social ativa”, acredita.

A Confraria promove também cursos especiais de curta duração, que constituem atrativo para os apreciadores da boa mesa, elencados por uma culinária ora temática, ora segmentada, onde desfilam técnicas, curiosidades e informações em torno dos pratos e ingredientes apresentados.Diferente dos demais cursos do União Cooks, eles são abertos para mulheres e ocorrem à noite, atendendo a um público sedento pela arte da boa mesa, porém sem muita disponibilidade de tempo.

Renome e estrutura

O compromisso na formação daqueles que buscam ensinamentos de práticas culinárias alavancou o pioneirismo da Confraria União Cooks ao trazer para o Estado chefs renomados, nacionais e internacionais, a fim de promover e dar continuidade à sua contribuição no desenvolvimento da alta gastronomia.

Aliado à qualidade dos ministrantes, a Confraria oferece estrutura de excelência. O Centro Gastronômico, localizado na sede Alto Petrópolis do GNU, possibilita maior integração, conforto e praticidade para os alunos e confrades. Totalmente equipado, o espaço conta com uma ampla cozinha onde são ministradas as aulas práticas. Possui capacidade para cerca de 40 pessoas simultaneamente, além de uma ampla área de convivência para jantares e encontros informais.

O renome do União Cooks veio atrás da alta dedicação dos confrades. “A Confraria sempre teve a frente pessoas responsáveis, diretores, coordenadores, confrades. Foi muito bem administrada ao longo destes 25 anos e está eternizada na história do Clube”, afirmou o presidente José Naja Neme da Silva.

> Leia a matéria completa na Revista GNU



Skip to content