Instagram Youtube Flickr

Semana do Autocuidado: Prevenção e segurança são as palavras de ordem do terceiro dia

No terceiro dia de lives da Semana do Autocuidado – Saúde física e emocional em tempos de pandemia, o fisioterapeuta Lujan Mendes e o médico Leonardo Brocker destacaram a importância dos cuidados com o corpo. Enquanto o fisioterapeuta enfatizou a prevenção de dores e doenças por meio da atividade física, o médico falou sobre como retomar a prática esportiva com segurança. Caso você não tenha conseguido acompanhar as lives, abaixo separamos um resumo das conversas.

> Não sabe do que estamos falando? Descubra o que é a Semana do Autocuidado

 

“Importância de um olhar preventivo na saúde”, com Lujan Mendes

O esporte pode atuar na prevenção de lesões e dores, mas seus benefícios variam de acordo com idade e hábitos. No caso das crianças que costumam praticar exercícios e se veem impossibilitas neste período, mesmo sadias, a prática é importante pata evitar dores nas articulações que podem surgir quando ficam menos ativos.

Já para os adultos, o surgimento de dores pode ter causas como o sedentarismo, a diminuição no ritmo de exercícios e em fatores psicológicos. Assim como para os adolescentes, manter-se ativo pode ajudar a regular sono, comum causa de queixas durante a pandemia. Embora essencial para a prevenção de diversas dores e doenças, Lujan salienta que o ideal é que a prática esportiva seja sempre acompanhada por profissionais.

Clique aqui para assistir a entrevista completa

 

“Como retomar a prática de exercícios com segurança”, com Leonardo Brocker

O médico Leonardo Brocker analisou alguns estudos recentes sobre medidas eficazes neste retorno em tempos de Covid-19. Além dos cuidados com higienização e álcool gel nos locais de prática de treinamento, profissionais debatem cuidados quanto ao uso da máscara e de prática ao ar livre.

Clique aqui para assistir à entrevista completa

 



Skip to content