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Semana do Autocuidado: Primeiro dia de lives aborda os efeitos do sedentarismo e ganho de peso

Como cuidar da sua saúde em períodos complexos como este que estamos vivendo? Buscando responder esta pergunta, o Grêmio Náutico União (GNU) iniciou nesta segunda-feira, 27 de julho, a Semana do Autocuidado – Saúde física e emocional em tempos de pandemia.O primeiro dia do evento online entrevistou a médica Rosemary Petkowicz, às 11h, e a nutricionista Marina Branco, às 18h. Não conseguiu acompanhar? Confira abaixo os resumos das lives dessa segunda:

Como enfrentar os efeitos do sedentarismo, com a Dra. Rosemary Petkowicz

Entre os efeitos mais comuns do sedentarismo está a perda de massa muscular, que acomete a todas as pessoas, independente de idade ou gênero. No entanto, na população idosa isso ocorre de forma mais intensa. Outra preocupação que o impedimento da prática esportiva causa é nos grupos de pessoas que, por recomendação médica, precisam praticar exercícios regularmente, caso de hipertensos e diabéticos, por exemplo.

A dica apresentada pela Dra. Rosemary Petkowicz para estas situações é simples: manter-se ativo. Criar uma agenda de exercícios, acompanhar aulas online (já assistiu as lives de fitness do GNU?) e encontrar exercícios que você gosta, como a dança, são estratégias para cuidar da saúde física neste momento.

> clique aqui para assistir a entrevista completa

Engordei, e agora? Com a nutricionista Marina Branco

Através de um levantamento realizado em maio pelo Ministério da Saúde foi constatado que quatro em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos alimentares durante a pandemia. Esta mudança resultou em grande parte da população um aumento de peso. Mas, afinal, qual a melhor dieta para estes momentos de mudanças? Segundo a nutricionista, a alimentação ideal não foge daquela que deveria ser aplicada na rotina diária comum. Devemos preferir alimentos frescos e evitar excessos de industrializados, processados e gordura trans.

Marina também comentou estratégias a serem adotadas durante este período, como regular o sono e fracionar as refeições, além de tratar sobre jejum intermitente e alimentação específica para veganos e vegetarianos.

> clique aqui para assistir a entrevista completa



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