Instagram Youtube Flickr

Ao lado de outros clubes, GNU faz apontamentos ao governo municipal

Atualizado às 19h30 de quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O Grêmio Náutico União (GNU) tem sido protagonista desde o início da pandemia no estabelecimento de um debate permanente com as autoridades públicas, estaduais e municipais, apresentando informações e oferecendo soluções para ajudar na retomada das atividades.

Nesta semana, no dia 18 de agosto, o Clube, ao lado de outras 15 agremiações do mesmo segmento, através do Sindicato dos Clubes Esportivos do Rio Grande do Sul (Sincergs), enviou carta à Prefeitura Municipal de Porto Alegre (clique aqui para visualizar o ofício) com apontamentos sobre funcionamento dos clubes. Entre os pontos abordados estão:

– A sistemática aglomeração de pessoas buscando práticas de esportes individuais e coletivos em parques e praças, atividades que podem ser oferecidas pelos clubes com segurança;

– A ausência de controle de acesso e sanitário nas praças e parques, fato não observado nos clubes, que desenvolveram completos protocolos de segurança e higienização;

– A capacidade de fiscalização do cumprimentos dos protocolos por parte dos clubes, controle mais difícil de ser realizado em praças e parques;

– Atividades e situações econômicas que um clube sócio-esportivo engloba;

– As práticas esportivas já liberadas nos decretos anteriores, sem prejuízo para o controle sanitário.

No dia 14 de agosto, o presidente do Grêmio Náutico União, José Naja Neme da Silva, juntamente com os presidentes de outros seis clubes da Capital, tiveram a oportunidade de se reunir virtualmente com o secretário municipal da Saúde Pablo Sturmer, com o secretário especial Bruno Miragem, e com o vereador Mauro Pinheiro (este último responsável pela organização do encontro), com a finalidade de solicitar uma atenção especial do Governo Municipal no trato dos interesses dos clubes, mais precisamente a abertura das suas sedes. Feitas as considerações, a Prefeitura disse que continuará dando atenção especial a todos os seguimentos da  sociedade, prometendo estudo especial sobre a situação dos clubes de Porto Alegre.

Já em 12 de agosto, foi realizada a entrega de uma carta para o prefeito Nelson Marchezan Júnior ressaltando a importância de ampliar as permissões aos clubes sócio-esportivos, em especial na liberação da prática esportiva amadora, elemento fundamental para preservação da saúde e bem estar dos seus associados (clique aqui para visualizar a carta). Com assinatura do GNU e de outros 15 clubes, a entrega do documento foi feita através do Sincergs.

 

Atuação estadual

O primeiro movimento foi inédito e serviu de modelo para os demais clubes do segmento esportivo-social – não apenas do Rio Grande do Sul, mas de todo Brasil. Tratou-se do desenvolvimento de um caderno de protocolos de segurança e higienização para a reabertura das quatro sedes unionistas. O material foi utilizado, inclusive, pelo Governo do Rio Grande do Sul e ajudou no desenvolvimento do Modelo de Distanciamento Controlado, em vigor até este momento.

Paralelamente, o GNU, através de seus representantes no Conselho Estadual do Esporte, esteve presente desde o princípio no debate público sobre a relevância do esporte na promoção de saúde e bem estar e na importância de classificá-lo como atividade essencial, baseando-se, sempre, na apresentação de fatos científicos. Tal trabalho colaborou, inclusive, na manutenção da abertura de clubes durante os períodos de bandeira laranja e vermelha.

No dia 25 de julho, personagens notórios do esporte gaúcho, entre eles representantes do GNU, já haviam enviado uma carta para o Comitê Municipal Covid-19 com argumentações favoráveis à abertura dos clubes, baseado nos protocolos de segurança adotados e, também, na importância da prática esportiva no combate de doenças físicas e mentais. Soma-se a este esforço, ainda, o contato frequente com os vereadores porto-alegrenses ligados à causa do esporte.

Tais movimentos comprovam a atuação do Grêmio Náutico União em defesa dos interesses de seu corpo associativo e atletas, reforçando o protagonismo do nosso Clube nos grandes debates realizados pela sociedade, em especial em um momento ímpar como este que estamos vivendo.



Aplicativo GNU

Skip to content