Instagram Youtube Flickr

Dia 4 em Tóquio: natação se classifica para finais, esgrima avança até as oitavas

No quarto dia de competição em Tóquio, a comunidade unionista foi representada por quatro atletas. Dois da esgrima e dois da natação.

O esgrimista Vanderson Chaves foi o primeiro a entrar nas pistas. Às 21h de ontem (27), horário de Brasília, ele participou da fase de grupos do florete masculino categoria B. Os resultados possibilitaram que ele avançasse para as oitavas de final, quando perdeu para o ucraniano Oleg Naumenko, por 15 a 11.

No Rio 2016, como estreantes na competição, Vanderson e Mônica Santos caíram na fase classificatória. Em Tóquio, os dois foram além. A fase de grupos do florete feminino categoria B, disputada por Mônica, começou algumas horas depois, às 23h. A atleta avançou até as oitavas, mas foi parada pela georgiana Irma Khetsuriani, por 15 a 7.

Os dois encerram aqui suas participações na competição. “Ficaram felizes por melhorarem os resultados, mas com o sentimento de que podiam ter ido mais longe. Estão ainda mais motivados para Paris 2024”, disse o treinador da seleção brasileira e técnico do GNU, Eduardo Nunes. Confira, mais abaixo, os resultados dos confrontos. 

Natação garante vagas em finais

Enquanto isso, Susana Schnarndorf e Roberto Alcalde se preparavam para cair na água. Às 21h52, a veterana Susana – com três participações seguidas em Jogos Paralímpicos e medalha de prata no Rio 2016 – garantiu a vaga na final dos 150m medley SM4 com o tempo de 3:06.54.

Hoje (28), às 5h36, numa prova forte, deu o seu melhor e completou a distância em 3:11.54. A atleta nada ainda outras duas provas em Tóquio: 50m livre S4 (dia 1) e 50m costas S4 (dia 2).

Também entre os melhores do mundo, Roberto disputou as eliminatórias dos 100m peito SB5 e garantiu a vaga na final com o tempo de 1:35.66. Nas redes sociais, festejou por ter feito um dos melhores tempos de sua carreira. Na final, bateu em 1:36.75 e ficou com a sétima posição Assim, se despede da competição. 

 

Resultados da esgrima:

FLORETE MASCULINO CATEGORIA B | OITAVAS DE FINAL
Oleg Naumenko (Ucrânia) 15 x 11 (Brasil) Vanderson Chaves

FLORETE MASCULINO CATEGORIA B | FASE DE GRUPOS
Vanderson Chaves (Brasil) 5 x 3 (Japão) Ryuji Onda
Maxime Valet (França) 5 x 2 (Brasil) Vanderson Chaves
Dimitri Coutya (Reino Unido) 5 x 0 (Brasil) Vanderson Chaves
Alexander Kuzyukov (Rússia) 5 x 3 (Brasil) Vanderson Chaves
Feng Yanke (China) 5 x 4 (Brasil) Vanderson Chaves
Oleg Naumenko (Ucrânia) 5 x 3 (Brasil) Vanderson Chaves

FLORETE FEMININO CATEGORIA B | OITAVAS DE FINAL
Mônica Santos (Brasil) 15 x 7  (Geórgia) Irma Khetsuriani

FLORETE FEMININO CATEGORIA B | FASE DE GRUPOS
Mônica Santos (Brasil) 5 x 3 (Geórgia) Irma Khetsuriani
Chung Yuen Ping (Hong Kong) 5 x 4 (Brasil) Mônica Santos
Rong Xiao (China) 5 x 1 (Brasil) Mônica Santos
Beatrice Vio (Itália) 5 x 1 (Brasil) Mônica Santos
Mônica Santos (Brasil) 5 x 0 (Japão) Chisato Abe
Ludmila Vasileva (Rússia) 5 x 2 (Brasil) Mônica Santos

 

Foto: Ale Cabral/ Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)



Aplicativo GNU

Skip to content