Instagram Youtube Flickr

Natação paralímpica do GNU celebra bons resultados no Campeonato Brasileiro para Deficientes Intelectuais

Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi o palco do Campeonato Brasileiro de Natação organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – CBDI, onde mais uma vez, a tradição dos esportes paralímpicos do GNU mostrou a sua força nas piscinas. Representado pelos atletas Adenilson Duarte, Mara Rubia Piquelet e Alexandre Barbosa, eles brilharam nas piscinas e confirmaram a tradição unionista na natação paralímpica.

Nisso, destaque para Adenílson Duarte que terminou competição com três medalhas de ouro e o recorde nacional na prova de 50m livre. Outro atleta unionista, Alexandre Barbosa, fechou a competição uma medalha de prata nos 200m medley e duas medalhas de bronze na prova dos 100, e 50m nado peito. No feminino, Mara Rubia Piquelet, conquistou um ouro nos 400m nado livre e uma prata nos 200m na mesma categoria.

Integrando a delegação unionista que competiu na capital paulista, a treinadora Fernanda Michaelsen e a psicóloga esportiva Josele Scalco, foram responsáveis pelo suporte aos nossos atletas, do lado de fora da piscina.

A participação dos atletas unionistas contempla uma nova política visando democratização, capilaridade e modernização dos processos e procedimentos do Sistema Pró-esporte RS – Lei de Incentivo (LIE) e Fundo Estadual (FEIE). Essa é a primeira de sete competições que integram o projeto GNU – Campeonatos de Natação Paralímpica 2021 – via Pró Esporte RS. O que viabiliza toda estrutura necessária para a participação dos nossos atletas e comissão técnica, em competições. O projeto também conta com o patrocínio da Sulgás, que é parte integrante deste projeto que visa colocar o GNU como referencia no esporte paralímpico nacional.

 

Resultados:

– Adenilson Duarte

1° lugar 50 livre (Recorde Brasileiro)

1° lugar 50 borboleta

1° lugar 100 livre

2° lugar 100 borboleta

– Mara Rubia Piquelet

1° lugar 400 livre

2° lugar 200 livre

4° lugar 100 livre

5° lugar 50 borboleta

 – Alexandre Barbosa

 2º lugar 200m medley

3º lugar 100m peito

3º lugar 50m peito

Sobre o novo Pró-esporte RS

Redesenhado a partir da Instrução Normativa, (IN 03/2021), que regulamenta a inscrição e execução de projetos através da Lei de Incentivo ao Esporte, agora com períodos pré-determinados e de longa duração para inscrição de projetos, com adição de medidas que visam garantir efetividade, qualidade e abrangência para os projetos. A nova filosofia implementada permitirá também maior interatividade e pró-atividade da Secretaria do Esporte e Lazer, no que tange à capacitação e apoio na execução dos projetos. Trata-se de uma nova fase que se inicia, tendo como propósito melhorias evolutivas, a fim de gerar entregas cada vez mais qualificadas à sociedade gaúcha.

Sobre o Campeonato Brasileiro de Natação – CBDI

Com a participação de mais de 100 atletas de 13 equipes e oito estados do Brasil o objetivo da competição foi reunir os praticantes da modalidade de Natação, além de estimular o intercâmbio social, a prática esportiva, a estruturação desta modalidade no país e a conscientização da sociedade sobre o potencial desportivo do portador de deficiência, a competição também busca oportunizar o surgimento de novos talentos esportivos, sem perder de vista o valor do esporte para o desenvolvimento do ser humano.

Campeonato de Natação Paralímpica – 2021

O Projeto GNU – Campeonatos de Natação Paralímpica – 2021 é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer – PRÓ-ESPORTE RS, Lei nº 13.924/2012, através do ICMS que você paga.
Valor do Objeto: R$ 128.000,00
Valor do Financiado: R$ 128.000,00
Data do início da execução do projeto: 14/04/2021
Data final da execução do projeto? 31/12/2022
Objeto: O projeto custeará a participação de atletas paralímpicos e comissão técnica em campeonatos nacionais



Aplicativo GNU

Skip to content