Login
Com cinco medalhas de ouro, Brasil fecha Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 em quarto lugar na classificação geral

Com cinco medalhas de ouro, Brasil fecha Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 em quarto lugar na classificação geral

28 de março de 2022

Com cinco medalhas de ouro, Brasil fecha Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 em quarto lugar na classificação geral
Com cinco medalhas de ouro, Brasil fecha Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 em quarto lugar na classificação geral
A sede Ilha do Pavão foi o grande palco, no último final de semana, para o desfile dos principais talentos do remo da América do Sul. Dentro do calendário de eventos que integram as comemorações pelos 250 de Porto Alegre, a capital recebeu o Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23.  

As atividades que iniciaram na última sexta-feira (25), levaram boa parte dos remadores para a raia da Ilha que realizaram os últimos ajustes para as provas de sábado. Pensando na adaptação em relação ao clima, os atletas se concentraram em remar dentro um horário similar ao da prova de sábado. 

No primeiro dia de prova, apesar das condições climáticas, o Brasil abriu com chave de ouro literalmente, com o atleta José Lopes se consagrando campeão no Single Skiff Júnior Masculino. 

O Brasil também garantiu 5 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze nas 14 provas que disputou, entre essas medalhas o remador unionista, Sebastian Solari, conquistou a medalha de bronze junto com a sua dupla no barco, Robson Radmann, na categoria Double Skiff masculina sub-23.

Já no segundo dia de competição, a Seleção Brasileira de Remo conquistou mais 4 medalhas de ouro, fechando sua participação no evento com 5 ouros, 13 pratas e 9 bronzes. 

Brasil fica em quarto lugar na classificação geral e Argentina leva o troféu Dulce Bandeira

No ranking oficial do campeonato, o Brasil ficou na 4ª posição e a Argentina foi a campeã na classificação geral, recebendo o troféu Dulce Bandeira, uma homenagem à primeira campeã brasileira de remo, na década de 80. 

Remadora do Grêmio Náutico União, Dulce foi a primeira remadora brasileira a subir no lugar mais alto do pódio na prova de Single Skiff em campeonatos brasileiros. O troféu de vice-campeão levou o nome de Breno Manczck, treinador do GNU que ensinou Dulce a remar e a levou para o campeonato brasileiro.

Autoridades prestigiaram a competição na Ilha

Nos dois dias de competição, o evento contou com a presença de autoridades que prestigiaram as provas na Ilha do Pavão. Recebidos pelos presidente do Grêmio Náutico União, Paulo Bing,  o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, além do presidente da CSAR, Raul Polleti, a presidente da CBR, Magali Moreira, pela representante da FISA, Victoria Aguirre, a presidente da Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul), Ana Valesca Bastos Hoerlle. Além dos presidentes das confederações de remo do Chile, Paraguai e Colômbia, foram algumas das autoridades que acompanharam as atividades e suas delegações.

O Rotary Clube de Porto Alegre, que marcou presença na premiação final por meio de sua presidente - Gabriela Toledo, ofereceu um jantar para os paratletas no CTG 35, no sábado.

O Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 foi organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR) em parceria com a Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul), Grêmio Náutico União, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

 

Foto de capa: Jossiano Leal

Fotos da galeria: João Mattos

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.