Destaque do basquete sub-15 do GNU, atleta Gabriel Mileski vai jogar na Europa na próxima temporada
31 de agosto de 2024
Armador unionista vai iniciar sua carreira internacional pela equipe do Unibasket, da Itália, atual campeão europeu da categoria sub-15.
O início na base do basquete do Grêmio Náutico União e o desenvolvimento ao longo do período em que treinou e competiu pelo Clube, levou o jovem Gabriel Mileski a ganhar destaque nas quadras e alcançar um importante passo em sua caminhada no esporte: iniciar os primeiros passos da sua carreira internacional.
A Europa será o próximo destino do jovem armador unionista, que embarca na segunda-feira, 2 de setembro, rumo a Itália, onde se juntará com a equipe do Unibasket. O time italiano, que fica em Lanciano, uma comuna da região dos Abruzos, é o atual campeão europeu sub-15 da temporada, e vai marcar o início de uma nova jornada para o atleta revelado na base do União. “Essa oportunidade de jogar no exterior é uma grande conquista, pois tem muitos jogadores treinando aqui e em outros lugares do Brasil que gostariam de ter essa chance de jogar em outro país e e sonham em se tornar um jogador profissional no futuro. Essa vai ser uma grande experiência em questão de aprendizado e vivência, e creio que será cheia de desafios, pelo fato de estar longe da família, mas muito boa no sentido de jogar e conhecer os países da Europa e as outras equipes”, disse Gabriel.
O primeiro contato com o esporte veio cedo. Com 7 anos de idade, Gabriel já estava pelas quadras de tênis do União. Porém, em 2021, ele decidiu partir para outro desafio e, após realizar os testes no basquete, se encantou e dali não saiu mais. De acordo com Gabriel, a curiosidade pelo basquete partiu, de certa forma, após ver o seu pai, Rafael Bender, jogar algumas partidas de confraternização. A mãe, Cintia Mileski, detalha como foram os primeiros passos no novo esporte: “Foi um amor à primeira vista. Eu me lembro até hoje que a primeira coisa que ele falou quando chegou em casa foi ‘mãe, no basquete eu me sinto tão tranquilo’. Ele começou pelo tênis, com a questão da disciplina e a vontade, pois ele sempre foi muito determinado e competitivo. Mas o basquete trouxe e agregou a questão do esporte coletivo, e logo que ele entrou acabou sendo capitão desde os primeiros jogos, e para nós foi um motivo de muito orgulho”, conta.
Gabriel Mileski chegou no basquete do GNU com 12 anos, conforme conta o treinador Leonardo Guimarães, conhecido como Pimenta, um dos responsáveis por coordenar a formação do esporte do União. “O Gabriel, quando chegou, era um menino franzino, que ainda não tinha ainda crescido dessa forma como ele é hoje, e foi se desenvolvendo conosco. Ele ainda não tinha posição definida, mas tinha uma habilidade e uma visão do jogo já diferente dos demais no início da trajetória dele. Logo, independente da estatura, ele virou armador do time, pois nós conseguimos identificar esse entendimento do jogo dele. É um menino que sempre foi pró-equipe, sempre teve uma leitura do jogo muito interessante e o desenvolvimento dele foi uma questão natural”, detalha Pimenta, que juntamente com os treinadores Leonardo Ximenes e Thiago John, acompanharam desde a formação até o desenvolvimento e evolução do atleta.
Pimenta ainda destaca que, aos 14 anos, Gabriel já havia crescido e que, devido sua altura, já poderia fazer quatro posições diferentes em quadra, o que o qualificou como um atleta polivalente. O técnico frisa que todas essas qualidades o credenciaram a jogar na Europa, além de ressaltar a alegria por ter sido um dos treinadores durante o período do atleta na equipe unionista. “Para mim sempre foi uma honra dirigir o Gabriel. Sempre gostei muito da pessoa e do caráter dele e, como atleta, sempre teve muita determinação e entendimento de jogo. Os colegas de equipe adoram ele e, eu repito: me sinto muito honrado de ter participado da formação dele”, disse.
Entre treinamentos e competições disputadas no âmbito estadual e nacional, todos os ensinamentos durante a trajetória no basquete do Grêmio Náutico União serão o que Gabriel levará para sua nova experiência no esporte internacional. “Eu vou levar comigo todo o aprendizado em questão de respeito dentro e fora da quadra, que os técnicos me ensinaram, e toda a questão técnica, pois foi aqui que aprendi tudo”, conta Gabriel. O atleta chega no dia 4 de setembro na Itália e, no dia 5, já se junta a nova equipe para os primeiros treinos e desafios. Na última sexta-feira, 30 de agosto, ele realizou seu último treino na quadra da Sede União Petrópole e sua mãe, Cintia, falou sobre a importância da formação e o apoio nesta nova jornada de Gabriel. “Nós temos muita gratidão pelos técnicos, que estiveram na formação do Gabriel, e os colegas de equipe que tem participação nesse crescimento e na evolução dele. Estamos muito felizes. Sabemos que será um baita desafio, ainda mais pela distância, mas vai ser uma experiência que vai valer a pena e, claro, ele sempre terá nosso apoio e incentivo”, disse a mãe.
Texto: William Dias