Torneio UVA 40 anos comemorou o aniversário de uma das mais tradicionais confrarias do Grêmio Náutico União
25 de agosto de 2024
Com boa participação do grupo União dos Velhos Amigos, evento contou com partidas comemorativas que celebraram quatro décadas de histórias e amizades nas quadras do União.
A confraria União dos Velhos Amigos, carinhosamente conhecida como UVA, completou quatro décadas de boas histórias, lembranças e amizades com a realização do Torneio UVA 40 anos, promovido no sábado, 24 de agosto, nas quadras da Sede Alto Petrópolis.
E nem mesmo a chuva no dia anterior que antecedeu a realização do evento impediu a celebração de quatro décadas da confraria que, desde 1984, reúne experientes tenistas Associados do Clube para degustar um saboroso churrasco em um ambiente de muita confraternização, sempre seguindo o lema “Quem tem amigo, tem tudo, quem não tem, não tem nada”.
Antes do início das partidas foi realizado um café da manhã reunindo os participantes em frente as quadras de saibro do GNU, onde todos puderam acompanhar o chaveamento e a organização das partidas do dia. Além disso, como de costume, o Diretor da Sede Alto Petrópolis e Coordenador da UVA, José Luiz Barcellos de Castro, iniciou o registro e assinatura do Livro da UVA, que contém as histórias nestes mais de 40 anos da confraria.
Nas páginas, é possível acompanhar a trajetória da UVA desde sua fundação em 3 de abril de 1984, com Jorge Kryvoruchca, conhecido por todos os amigos como JK. Entre as memórias marcantes do livro está também as participações em eventos internacionais, como o Torneio realizado em março de 2010 no Club Gimnasia y Esgrima de Rosário, na Argentina, o Torneio de Montevideu e o Torneio de Miami, onde o grupo pode assistir grandes nomes do tênis mundial no Masters 1000 e, claro, jogar boas e amistosas partidas na cidade.
“Tudo isso começou 40 anos atrás, com meia dúzia de amigos. Com o passar do tempo, chegamos a mais de 80 pessoas e isso traz uma satisfação muito grande porque é uma congregação onde só a amizade vale. A competição está no segundo plano, já que o tênis une todos nós, mas jogamos para nos divertir entre os amigos”, disse o Diretor da Sede Alto Petrópolis e Coordenador da UVA, José Luiz Barcellos de Castro, ao relembrar seus mais de 35 anos como integrante da confraria.
O Vice-Presidente de Esportes, Ricardo Alves, destacou a importância do grupo e a representatividade dos Associados nestes 40 anos de muita tradição no GNU. “O Grêmio Náutico União conta com mais de 30 confrarias e todas elas têm sua importância na história do Clube. A UVA, sendo a segunda confraria mais antiga no GNU, tem esse sentido especial de contar com unionistas de longa data e que são motivo de orgulho para nós, pois podemos acompanhar que o objetivo principal deste grupo é a união, o companheirismo e a parceria, e isto é um dos pontos mais importantes presentes nas confrarias do nosso Clube”, disse.
O torneio foi realizado em partidas de duplas. Cada dupla integrou uma das três equipes participantes do evento, que foram divididas pelos nomes Merlot, Cabernet e Malbec, em uma alusão aos três tipos de vinhos. Os jogos foram disputados em uma melhor de 2 short sets, onde cada vitória contou com 2 pontos para a equipe vencedora, 1 ponto para a equipe perdedora que vencesse 1 set, e nenhum ponto para a equipe que perdesse sem nenhum set.
Ao todo, cerca de 30 Associados participaram da competição comemorativa e, no final, a equipe Malbec foi a primeira colocada. A segunda colocação ficou com a equipe Cabernet, e em terceiro lugar ficou a equipe Merlot.
Os participantes e amigos da UVA celebraram a realização do evento e os 40 anos da confraria em um delicioso churrasco durante a noite, seguindo o costume tradicional do grupo, promovido no Bar do Tênis. Na ocasião, foram distribuidas as medalhas para as equipes que estiveram no torneio. Confira abaixo algumas das imagens do evento:
Texto: William Dias
Fotos: João Mattos Fotografia